Olá pessoal! Me chamo Igor ( Iniciante em JavaScript ), estou no curso "JavaScript e HTML: desenvolva um jogo e pratique lógica de programação".
Na etapa do curso Tema 01, lição 24: Visão além do alcance IV, me deparei com um fato curioso e decidi abrir este tópico para compartilhar com quem possa se interessar.
No exercício foi levantada uma questão e sugerido 04 possíveis respostas, onde apenas uma é a correta. O objetivo aqui não será discutir a resolução do exercício, mas a funcionalidade, a estrutura e as "boas práticas" na organização do código.
<!-- 01 - Solução sugerida no exercício -->
<meta charset="UTF-8">
<h1>Primeiro programa</h1>
<script>
alert("Este é um popup feito com Java Script");
</script>
<!-- 02 - Solução alaternativa - Boas práticas -->
<meta charset="UTF-8">
<script>
alert("Este é um popup feito com Java Script");
</script>
<h1>Primeiro programa</h1>
Ambas funcionam e entregam o mesmo resultado final. Minha Dúvida... Na opinião de vocês, a segunda opção não seria a mais indicada em termos de "boas práticas" e melhor compreensão das equipes no entendimento do código?
Pergunto porque humanamente falando, a percepção da ordem das ações do código estariam melhor representadas na opção 02 (Na minha opinião); 01 - Leitura do meta charset="UTF-8"; 02 - Ação do popup scritpt/alert na tela; 03 - Por fim a impressão do título "h1".
O mais interessante é que pode-se chegar no mesmo resultado, de muitas formas. Legal né?
Obrigado!