Olá Estou estudando conceitos básicos e me veio esta duvida. Gostaria de saber: o que é programação procedural ? se possível cite um exemplo. Grato pela atenção.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá Estou estudando conceitos básicos e me veio esta duvida. Gostaria de saber: o que é programação procedural ? se possível cite um exemplo. Grato pela atenção.
Programação procedural também conhecida como programação imperativa em Ciência da Computação programação procedural (imperativa) é um paradigma de programação que descreve a computação como ações em ordens, programas imperativos são uma sequência de comandos para o computador executar em sequência uma ação após a outra.
É uma forma de desenvolvimento em que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração. Exemplos de linguagem de programação que são procedurais PHP, Delphi, COBOL, Visual Basic. Com a necessidade de representação de cada elemento do mundo real afim de resolver problemas mais complexos foi desenvolvido o Paradigma da Orientação a Objetos traz como motivação a representação de cada elemento do mundo real para um Objeto, trazendo diversas vantagem como classes, herança e polimorfismo, trazendo o relacionamento de múltiplas instruções.
Exemplos de linguagem de programação orientada a objetos Java, C++, C#, Python. Espero ter ajudado com essa simples introdução no assunto se quiser se aprofundar mais aconselho ler o livro Principles of Program Design do autor M. A. Jackson