Olá Estou estudando conceitos básicos e me veio esta duvida. Gostaria de saber: o que é programação procedural ? se possível cite um exemplo. Grato pela atenção.
Olá Estou estudando conceitos básicos e me veio esta duvida. Gostaria de saber: o que é programação procedural ? se possível cite um exemplo. Grato pela atenção.
Programação procedural também conhecida como programação imperativa em Ciência da Computação programação procedural (imperativa) é um paradigma de programação que descreve a computação como ações em ordens, programas imperativos são uma sequência de comandos para o computador executar em sequência uma ação após a outra.
É uma forma de desenvolvimento em que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração. Exemplos de linguagem de programação que são procedurais PHP
, Delphi
, COBOL
, Visual Basic
. Com a necessidade de representação de cada elemento do mundo real afim de resolver problemas mais complexos foi desenvolvido o Paradigma da Orientação a Objetos traz como motivação a representação de cada elemento do mundo real para um Objeto, trazendo diversas vantagem como classes, herança e polimorfismo, trazendo o relacionamento de múltiplas instruções.
Exemplos de linguagem de programação orientada a objetos Java
, C++
, C#
, Python
. Espero ter ajudado com essa simples introdução no assunto se quiser se aprofundar mais aconselho ler o livro Principles of Program Design do autor M. A. Jackson