Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Programação para Jogos

Olá pessoal. Eu venho recentemente pesquisando muito sobre Desenvolvimento de Jogos e bem me encontrei com um cenário em que a maioria dos Artigos, Respostas em Fóruns e etc. Sempre falam sobre programação como um mal necessário, onde a maioria tenta dar dicas de como fazer jogos sem realmente programar ou de aprender o básico para fazer seus jogos.

Bem, no meu caso eu sou apaixonado por programação, e me surgiu uma dúvida. Além da clássica: "Qual linguagem aprender para desenvolver jogos?" (O que é algo muito abrangente e que é possui uma resposta bastante subjetiva dependendo do tipo de jogo que quer fazer).

O meu maior questionamento é: Devo passar por programação Web/Mobile/Desktop/Etc antes de começar a desenvolver para games?

Exemplo: Aprender C# para desenvolver Desktop/Web e depois tentar usar a linguagem no Unity.

Ou conhecer o básico/intermediário da linguagem sem nunca ter feito projetos para outras plataformas e começar direto nos jogos é algo valido? Esse exemplo acima é algo que eu passo no momento. Eu treino bastante lógica com exercícios, já fiz isso em diversas linguagens, já conclui cursos das mais variadas Linguagens tanto aqui na Alura quanto por livros e etc. Mas nunca fui para o lado de desenvolver um Sistema propriamente dito... Sempre acabo aprendendo a linguagem e seus conceitos e daqui a pouco aprendo outra, então não tenho experiência a fundo.

Eu não conheço ninguém pessoal que esteja estudando para desenvolver games então não sabia a quem perguntar a não ser aqui na Alura.

3 respostas

Olha, um bom ponto de entrada é o mundo mobile. Vc consegue usar diversas engines (incluindo unity pra 2d e 3d) e praticar, ganhar experiência e absorver alguns conceitos básicos.

Pra projetos de médio porte tem todo tipo de linguagem. Aí você tem que escolher sua engine, seu projeto e aprender.. Minecraft por exemplo é feito em Java. Limbo foi programado em VB.

Já se quiser aplicar pra um projeto realmente grande vai ter que começar a aprender linguagens mais de baixo nível como C++ out ate C, pois são mais performáticas.

Olá, Marco.

Sim eu estava com isto em mente começar por Mobile. Mas assim é que eu não quero ser simplesmente um programador de jogos sabe. Eu quero ser um programador, eu andei afastado da área de tecnologia e agora que estou retornando pretendia aprender de fato a programar e não só utilizar ferramentas como as game Engines ou os frameworks. Lógico não preciso reinventar a roda, mas eu sempre vejo pessoas dizendo a importância de saber de fato e não se tornar dependente das ferramentas. Com isto eu tenho um certo receio as vezes de acabar tornando as engines muletas para o desenvolvimento sabe.

Por isso eu queria saber uma linguagem que tem um proposito geral. Que eu consiga aprender e desenvolver em diversos âmbitos. Mas bem como os exemplos que você deu é só questão de gosto e utilidade mesmo. No meu caso uso um Mac, pensei em desenvolver com C# devido não só ao Unity como também Xamarin e o ASP.net. O que gera uma gama ampla, mas apesar de ser possível ainda mais agora com VS for Mac ainda sinto que tem bastante coisa que ou está faltando ou eu que não sei utilizar. Levando em consideração que 90% dos cursos e matérias que achei para esta linguagem trabalham sempre com Windows. Sei que não é desculpa e posso muito bem estudar a documentação e etc... Mas para alguém que tem certas dificuldades em se mantes focado produzindo com apenas uma linguagem a principio quanto menor a barreira de aprendizado melhor.

Acho que isso foi mais um desabafo do que uma pergunta nova kkk Mas acho que dá para passar a ideia do que vem na minha cabeça ultimamente.

solução!

José, acho que peguei a ideia de que você quer se tornar um programador em âmbito geral e poder trabalhar com jogos se eventualmente vier a calhar.

Nesse caso, acho que o melhor é estudar e ir buscando oportunidades. Sugeriria estudar uma linguagem que você tenha afinidade pra começar, pois saber bastante de uma linguagem ajuda muito na hora de aprender a segunda.

Também vá estudando o mercado na área em que você quer trabalhar e veja as tecnologias mais usadas que você possa aprender rapidamente pra se inserir no mercado.

A partir daí é adquirir experiência e ir buscando coisas novas =)

Eu adorei a vinda do VS pros Macs, e sei que vai abrir muitas portas. Acho que se é algo que você já manja vai um pouco mais a fundo por aí mesmo enquanto estuda outras coisas por fora.