Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Programa pontos em campeonato

Oi, gente! Para o caso do programa que calcula os pontos de um time em um campeonato, eu acrescentei umas informações a mais para ficar mais próximo do usuário. Para isso eu acrescentei a informação do nome e utilizei por duas vezes e dei mais informações na frase final. Que acham?

<meta charset="UTF-8">
<script>

    function pulaLinha() {
        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase) {
        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

    var nome = prompt('Digite seu nome');
    var agrem = prompt(nome + ', para qual time você quer informações sobre pontos no campeonato?');
    var vitorias = parseInt(prompt ('Quantas vitorias este time tem no campeonato?'));
    var empates = parseInt(prompt ('Quantos empates este time tem no campeonato?'));

    var pontos = (vitorias * 3) + empates;

    mostra(nome + ', o ' + agrem + ' tem ' + pontos + ' pontos acumulados no campeonato, com ' + vitorias + ' vitorias e ' + empates + ' empates');

</script>
10 respostas

opss... dei uma melhorada. coloquei um título em destaque

CALCULADORA DE PONTOS PARA CAMPEONATOS

Boa tarde, Hannah! Como vai?

O seu código infelizmente não apareceu ou talvez vc tenha esquecido de colar ele aqui! Vc poderia fazer um novo comentário com o código? Daí poderemos dar uma olhada e te passar um feedback!

Obs.: Sempre que for postar um código, não esqueça de utilizar o botão "inserir código" e colar o código no lugar indicado.

E aproveito para te desejar um excelente ano de 2019, muito estudo e sucesso pra vc!

Agora acho que deu...

<meta charset="UTF-8">
<h1>CALCULADORA DE PONTOS PARA CAMPEONATOS</h1>

<script>

    function pulaLinha() {
        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase) {
        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

    var nome = prompt('Digite seu nome');
    var agrem = prompt(nome + ', para qual time você quer informações sobre pontos no campeonato?');
    var pontospassados = parseInt(prompt('Com quantos pontos o ' + agrem + 'fechou ano passado?'))
    var vitorias = parseInt(prompt ('Quantas vitorias este time tem no campeonato atual?'));
    var empates = parseInt(prompt ('Quantos empates este time tem no campeonato atual?'));

    var pontos = (vitorias * 3) + empates;

    mostra(nome + ', o ' + agrem + ' tem ' + pontos + ' pontos acumulados no campeonato, com ' + vitorias + ' vitorias e ' + empates + ' empates');

    if(pontos > pontospassados){
        mostra('Seu time está melhor que o ano passado');
    }

    if(pontos < pontospassados){
        mostra('Seu time está pior que o ano passado');
    }

    if(pontos == pontospassados){
        mostra('Seu time está igual ao ano passado');
    }

    mostra('Ano passado o ' + agrem + ' fechou com ' + pontospassados + ' pontos.');

</script>

Gabriel Leite

te desejo um excelente 2019 tambem.

Aguardo colocações sobre o meu código :) Ansiosa para pegar as dicas de melhoria....

Fala Hannah, tudo tranquilo?

Bem interessante o seu código, apenas algumas poucas observações:

1- Seria interessante você ter uma função responsável por receber os dados do usuário.

2- O mesmo caso acima para o cálculo de pontos.

3- Para variáveis com nomes compostos (pontospassados por exemplo ) é comum utilizar letras maiúsculas cada vez que começarmos uma palavra nova (pontospassados seria pontosPassados). Não é uma obrigação, mas é uma convenção utilizada.

solução!

Alô, Hannah, minha aluna! Como vai?

Me perdoe a demora, mas estou de volta! Acrescentando ao que o Daniel já falou, eu tbm te indicaria a criação de uma função que recebe a pontuação do ano passado e a pontuação atual e faz a análise da situação do time e a imprimindo na tela. Dessa forma, facilitaria caso eu precisasse fazer a análise de vários times!

Outra coisa, quando der nomes às suas variáveis, não tenha medo de se prolongar um pouco no nome. Por exemplo, vc escreveu agrem provavelmente como abreviação para agremiação, correto? Só que agrem é pouco semântico. Então nesses casos, vá sem medo e escreva bons nomes, mesmo que para isso vc tenha que escrever um pouco mais como nomeTime ou agremiacao.

O que vc acha dessas ideias?

Fala pessoal, beleza?

Concordo com todas as dicas dos meus amigos Gabriel e Daniel!

Hannah, não se esqueça de postar o resultado após implementar as mudanças!

Grande abraço!

Oi Hanna eu achei muito interessante seu tópico porque muitos alunos buscam escrever código enxuto, curto, limpo,pólido etc e sua preocupação é com o usuário, escrever mensagens que deixem o programa mais inteligível, excelente percepção sua, isso vai ajudar bastante no seu aprendizado além de te fazer uma programadora diferenciada. Essa preocupação é muito importante pois não programamos para nós mesmos programamos para nossa equipe, para nosso time, clientes ou usuários.

As dicas do nome da variável que o Gabriel já falou,a convenção camelCase só tem a refinar mais ainda o código.

Meus parabéns.

Espero ter ajudado e bons estudos.

Oi Hannah, tudo bem? Apesar do seu post já ter sido solucionado, formatei o seu código para exibir sem problemas, ok? :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software