1
resposta

Programa para simulação de juros

Oi, pra praticar os teste automatizados eu criei o programa de simulação de juros e gostaria de compartilhar com quem tiver interesse. Não sou desenvolvedora, então não foquei muito nessa parte, só queria algo que pudesse ser testado e tivesse as regras de negócio passadas na aula. Quem quiser contribuir pra melhorar o código pode ficar a vontade. Usei Java pois é o que uso no meu trabalho.

https://github.com/luizagontijo/simulador-juros-v2

Não deixei nenhum teste lá pra não atrapalhar o raciocinio de ninguem.

Se alguém quiser o prompt só pra pedir pra IA fazer usando outra linguagem:

to estudando automação de testes e queria testar um simulador de juros. vc conseguiria criar esse programa pra mim pra que eu so faça os testes depois? quero em java com springboot

Requisitos:
renda mensal: mínimo R$1000
valor solicitado: entre R$500 e R$50000
número de parcelas: entre 6 e 48. Se a idade for maior que 60 tem que ter no máximo 24 parcelas

Regras:
Juro base: 2,0% ao mês
Ajustes condicionais:
idade > 60 aumenta 0,5%
renda mensal < R$2000 aumenta 1,0%
valor solicitado > R$30000 aumenta 1,5%
numero de parcelas >= 36 aumenta 1,0%

juros final = base + soma dos ajustes aplicáveis

1 resposta

Oi, Luiza! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da sua iniciativa de criar um simulador só com regras de negócio para praticar testes automatizados, e também por deixar o repositório aberto para contribuições, isso combina bem com a proposta do curso de escrever testes de maneira eficiente.

Você pode usar esse projeto como “laboratório” para treinar casos de borda e cenários combinados (ex.: idade 61 + 24 parcelas, renda 1999, valor 30001).

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!