Olá, o programa compila sem erros e executa, mas quando tento movimentar o personagem o programa fecha.
pacman.c
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "time.h"
#include "pacman.h"
#include "mapa.h"
#include "ui.h"
MAPA m;
POSICAO heroi;
int tempilula = 0;
int acabou() {
POSICAO pos;
int perdeu = !encontramapa(&m, &pos, HEROI);
int ganhou = !encontramapa(&m, &pos, FANTASMA);
return ganhou || perdeu;
}
int ehdirecao(char direcao) {
return
direcao == ESQUERDA || direcao == CIMA || direcao == BAIXO || direcao == DIREITA;
}
void move(char direcao) {
int proximox = heroi.x;
int proximoy = heroi.y;
switch (direcao) {
case ESQUERDA:
proximoy--;
break;
case CIMA:
proximox--;
break;
case BAIXO:
proximox++;
break;
case DIREITA:
proximoy++;
break;
}
if(!podeandar(&m, HEROI, proximox, proximoy))
return;
if(ehpersonagem(&m, PILULA, proximox, proximoy)) {
tempilula = 1;
}
andanomapa(&m, heroi.x, heroi.y, proximox, proximoy);
heroi.x = proximox;
heroi.y = proximoy;
}
int praondeofantasmavai(int xatual, int yatual, int* xdestino, int* ydestino) {
int opcoes[4][2] = {
{xatual, yatual+1},
{xatual+1, yatual},
{xatual, yatual-1},
{xatual-1, yatual}
};
srand(time(0));
for(int i = 0; i < 10; i++) {
int posicao = rand() % 4;
if(podeandar(&m, FANTASMA, opcoes[posicao][0], opcoes[posicao][1])) {
*xdestino = opcoes[posicao][0];
*ydestino = opcoes[posicao][1];
return 1;
}
}
return 0;
}
void fantasmas() {
MAPA copia;
copiamapa(&copia, &m);
for(int i = 0; i < copia.linhas; i++) {
for(int j = 0; i < copia.colunas; j++) {
if(copia.matriz[i][j] == FANTASMA) {
int xdestino;
int ydestino;
int encontrou = praondeofantasmavai(i, j, &xdestino, &ydestino);
if(encontrou) {
andanomapa(&m, i, j, xdestino, ydestino);
}
}}}
liberamapa(&copia);
}
void explodepilula() {
if(!tempilula) return;
explodepilula2(heroi.x, heroi.y, 0, 1, 3);
explodepilula2(heroi.x, heroi.y, 0, -1, 3);
explodepilula2(heroi.x, heroi.y, 1, 0, 3);
explodepilula2(heroi.x, heroi.y, -1, 0, 3);
tempilula = 0;
}
void explodepilula2(int x, int y, int somax, int somay, int qtd) {
if(qtd == 0) return;
int novox = x + somax;
int novoy = y + somay;
if(!ehvalida(&m, novox, novoy)) return;
if(ehparede(&m, novox, novoy)) return;
m.matriz[novox][novoy] = VAZIO;
explodepilula2(novox, novoy, somax, somay, qtd-1);
}
int main() {
lemapa(&m);
encontramapa(&m, &heroi, HEROI);
do {
printf("Tem pílula: %s\n", (tempilula ? "SIM" : "NÃO"));
imprimemapa(&m);
char comando;
scanf(" %c", &comando);
if(ehdirecao(comando)) move(comando);
if(comando == BOMBA) explodepilula();
fantasmas();
} while(!acabou());
liberamapa(&m);
}
mapa.c
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include "mapa.h"
void lemapa(MAPA* m) {
FILE* f;
f = fopen("mapa.txt", "r");
if(f == 0) {
printf("Erro na leitura do mapa!\n");
exit(1);
}
fscanf(f, "%d %d", &(m->linhas), &(m->colunas));
alocamapa(m);
for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
fscanf(f, "%s", m->matriz[i]);
}
fclose(f);
}
void alocamapa(MAPA* m) {
m->matriz = malloc(sizeof(char*) * m->linhas);
for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
m->matriz[i] = malloc(sizeof(char) * (m->colunas + 1));
}}
void copiamapa(MAPA* destino, MAPA* origem) {
destino->linhas = origem->linhas;
destino->colunas = origem->colunas;
alocamapa(destino);
for(int i = 0; i < origem->linhas; i++) {
strcpy(destino->matriz[i], origem->matriz[i]);
}}
void liberamapa(MAPA* m) {
for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
free(m->matriz[i]);
}
free(m->matriz);
}
int encontramapa(MAPA* m, POSICAO* p, char c) {
for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
for(int j = 0; j < m->colunas; j++) {
if(m->matriz[i][j] == c) {
p->x = i;
p->y = j;
return 1;
}}}
return 0;
}
int podeandar(MAPA* m, char personagem, int x, int y) {
return
ehvalida(m, x, y) && !ehparede(m, x, y) && !ehpersonagem(m, personagem, x, y);
}
int ehvalida(MAPA* m, int x, int y) {
if(x >= m->linhas)
return 0;
if(y >= m->colunas)
return 0;
return 1;
}
int ehpersonagem(MAPA* m, char personagem, int x, int y) {
return m->matriz[x][y] == personagem;
}
int ehparede(MAPA* m, int x, int y) {
return m->matriz[x][y] == PAREDE_VERTICAL || m->matriz[x][y] == PAREDE_HORIZONTAL;
}
void andanomapa(MAPA* m, int xorigem, int yorigem, int xdestino, int ydestino) {
char personagem = m->matriz[xorigem][yorigem];
m->matriz[xdestino][ydestino] = personagem;
m->matriz[xorigem][yorigem] = VAZIO;
}