Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Solucionado (ver solução)

Programa não roda

Oi pessoal! Alguém pode por gentileza verificar meu código? Eu estou abrindo no chrome, aparece o retângulo com o botão, quando digito o número e clico o botão simplesmente nada acontece. segue o código.

<meta charset="utf-8">

<input/>
<button>Compare com o meu segredo</button>

<script>

var segredo = Math.round(Math.random() * 10);

var input = document.querySelector("input");
    var input.focus();

function verifica() {

if(input.value == segredo) {

alert("Você acertou");

} else {

alert("Você errou!!");
    }

input.value = "";
        input.focus();
}

var button = document.querySelector("button");
 button.onclick = verifica;

</script> 

insira seu código aqui

insira seu código aqui
2 respostas

Olá, Nayma. Toda vez que ocorrer esse tipo de erro, procure por pistas dadas pelo console do seu navegador - ele é o seu maior amigo. Para abrir o console, no Google Chrome, aperte F12 no teclado. Se você, como eu, utiliza o Opera, o atalho é CTRL + SHIFT + J. Vamos ver o que o console tem para nos dizer:

Uncaught SyntaxError: Unexpected token '.' (xxxx.html:11)

Com isso, já sabemos que tem um erro de sintaxe na 11ª linha do seu código. O que temos nessa linha? Vejamos:

var input.focus()

Ah! Aí está o problema: o termo reservado var só deve ser utilizado para criação de variáveis - e você quer executar um método (função) de input, que já foi declarado acima, e não declará-lo novamente! Remova o var para chamar essa função corretamente, ficando assim:

input.focus()

Bons estudos.

solução

Olá Abner! eu na verdade não consigo usar o console do chrome porque o programa naturalmente vai abrir no explorer ( no explorer eu não consigo ver o console tbm) :( ... Muito obrigada pela explicação e eu vou ver aqui como resolver esse problema dos consoles, valeu mesmo!!