2
respostas

Programa - Aula 02

<meta charset="UTF-8">

<h1>Primeiro código em HTML e JavaScript</h1>


<script>

    document.write("Me chamo Nilton, meu nascimento foi em " + (2021 - 41) + "<br>");
    document.write(("Em minha última prova, obtive o seguinte percentual de acerto:") + "<br>");
    document.write((70/120)*100 + "% do total da prova.");

</script>
2 respostas

Olá Nilton tudo bem ?

Acabei de testar seu código e está muito bom parabéns, continue assim consolidando seu conhecimento que você vai evoluir muito.

De acordo com seu código eu acho interessante te mostrar uma maneira diferente de fazer que você vai aprender ao longo do curso.

Iniciando-se na linha 12 : document.write((70/120)*100 + "% do total da prova."); observe que você colocou o cálculo direto no document.write , pois bem seria interessante nesse caso você criar uma variável que vai ter como o objetivo apenas receber esse valor.

ex:

var prova = (70/120)*100;

após feito isso você pode estar chamando dentro do document.write o nome da variável ao invés de colocar o cálculo direto.

Outra observação, é referente ao resultado apresentado no browser , veja que dá um número gigantesco , mas a boa notícia é que existe uma função do javascript que você vai ver muito nesse curso que tem como objetivo arredondar valores para o inteiro mais próximo, e essa função é o famoso Math.round() ela consegue retorna o valor de um número arredondado para o inteiro mais proximo.

Para utilizar ela basta a declarar e colocar o valor que queira arredondar, ou seja nesse caso queremos arredondar o valor da variável prova então na prática teriamos que chama-lá dentro do Math.round:

 document.write(Math.round(prova) + "% do total da prova.");

Vou estar deixando o código com as alterações feita :

<meta charset="UTF-8">

<h1>Primeiro código em HTML e JavaScript</h1>


<script>

    var prova = (70/120)*100;

    document.write("Me chamo Nilton, meu nascimento foi em " + (2021 - 41) + "<br>");
    document.write(("Em minha última prova, obtive o seguinte percentual de acerto:") + "<br>");
    document.write(Math.round(prova) + "% do total da prova.");

</script>

Espero ter ajudado , e lembre-se o código que você fez está corretissímo também parabéns pelo seu desempenho , mas eu só quero te apresentar maneiras diferentes de se fazer. =)

Qualquer dúvida sinta-se a vonatde para compartilhar aqui no fórum, ficaremos felizes em poder te ajudar.

Abraços e bons estudos.

Suelen, bom dia!

Muito obrigado por tudo, vou estudar para evoluir cada vez mais.

Abraços.