Tive problemas pra abrir o arquivo Olá mundo no cmd, e pela segunda vez a materia ta sendo mal explicada pelo professor !
Tive problemas pra abrir o arquivo Olá mundo no cmd, e pela segunda vez a materia ta sendo mal explicada pelo professor !
Olá, Filipe. Que tipo de problemas você teve? Sinto muito que você esteja tendo dificuldades, mas posso tentar te ajudar. O início às vezes pode ser frustrante mesmo, faz parte.
Você já conseguiu instalar o PHP corretamente? Quando você digita php -v
na linha de comando aparece a versão do PHP?
Oi, tudo bem? Filipe, também estou tendo dificuldade, mas acredito que seja mais pela falta de costume :/. O meu projeto tá indo devagar quase parando mas tá indo hahah
Tente assim, veja se te ajudo:
Primeiro, phpstorm é pago. Então estou usando o VSCode. Tenho uma pasta chamada alura, dentro dela tenho a pasta php e dentro dela a primeiros-passos-php. Abri essa pasta primeiros-passos-php no VSCode e criei um arquivo teste.php
No VS code tem que digitar aquele <?php. Logo em seguida digitei o echo "teste" e ctrl +s
Para executar no CMD é igualzinho ao que o prof falou no vídeo.
Digita cd e o caminho do seu arquivo. Se quiser confirmar o caminho, pressiona ctrl+J no terminal no vscode que vai mostrar o caminho. Aí no caso só precisa digitar o caminho, não precisa por o C:
Quando fizer isso, você vai "entrar" na pasta pelo cmd. Aí é só digitar: php nomedoarquivo
Espero que sua dúvida seja em algo relacionado ao que falei :).
Porem agora quando faço isso, ele abre direto no VS code, esta certo?
"Ele abre direto no VS Code" você quer dizer que seu terminal abre dentro do VS Code? Se for isso, sim, está certo. É uma facilidade que editores de texto trazem. Eles já abrem o terminal na pasta do projeto para que você não precise ficar mudando de janela entre o terminal e o editor. :-)
~continua a dar erro mesmo seguindo os passos.
Vamos por partes, Filipe.
Um terminal sempre está em alguma pasta. No seu caso ele está em C:\Users\Lipe
. O primeiro passo é acessar a pasta onde estão os arquivos do seu projeto. Supondo que eles estejam em C:\Users\Lipe\Documentos\curso-php
, como você já está na pasta C:\Users\Lipe
, basta entrar nas pastas Documentos\curso-php
, certo? Para mudar de pasta no terminal a gente usa o comando cd
. Sendo assim, você digitaria cd Documentos\curso-php
. A partir daí você vai estar na pasta correta, onde seus arquivos PHP estão. Até aqui, ok?
Depois disso, para executar um arquivo PHP você precisa digitar php nome-do-arquivo.php
. Ou seja, php
é o programa que você quer executar no terminal, você dá um espaço e depois diz o nome do arquivo que o PHP vai ler, entende? Assim tudo deve funcionar.
PS.: Super recomendo que antes do treinamento de PHP você faça o treinamento sobre terminal: https://cursos.alura.com.br/course/prompt