6
respostas

Professor estou com problemas ao acessar o SQL Plus

Após digitar sqlplus abre normalmente porém após colocar o usuário e a senha o oracle devolve a seguinte mensagem:

ORA-12543: TNS:host de destino inatingÝvel

O Estranho é que funciona normalmente ao logar no SQL Developer com o usuário e senha.

Pode nos ajudar? Desde já agradeço.

6 respostas

Olá Marcio, tudo bem?

Poderia disponibilizar mais detalhes do seu ambiente? Qual versão você está usando do Oracle Database? Qual a versão do seu Windows? Você poderia verificar se tem algum programa como Firewall ou antivírus barrando a conexão pelo SQL Plus?

Aguardo o seu retorno!

Danielle após pesquisas percebi que foi logo após a orientação do professor em alterar o SGA e PGA. Tive que reinstalar o ORACLE.

Tédio isso.

Deveriam colocar uma solução pra gente!! Até o momento não sei como resolver se acontecer novamente.

Quanto as informações que solicitaste, são:

Windows 10 PRO Oracle 12C

Enfim, é o mesmo ambiente que o professor utilizou na aula.

Segue mais detalhes do erro: ORA-12505, TNS:listener does not currently know of SID given in connect descriptor

Gostaria de por anexos mais infelizmente a plataforma de vocÊs não nos dá essa possibilidade. : (

Algumas das pesquisas que fiz me levou a este texto:

Isso pode derivar da área global do sistema (SGA), necessitando de mais espaçode armazenamento do que o que está sendo alocado atualmente para seu banco de dadosOracle. Também pode ser que a variável do sistema operacional que aponta para a instâncianão tenha sido definida corretamente. O erro também pode ocorrer durante uma atualização deseus sistemas Oracle.

E por incível que parece foi logo após reiniciar o PC; Antes disso havia concluído a aula do Professor onde nos orienta a alteração dos valores da SGA e PGA.

Novamente o banco quebrou. Não entendo!

RMAN-06823: o comando de flashback falhou devido ao valor baixo de DB_FLASHBACK_RETENTION_TARGET

Alguma configuração que o professor está passando que está quebrando o ambiente do oracle.

Não sei como corrigir isso, será que vou ter que reinstalar o ORACLE novamente. Está chato isso.

Olá Marcio!

Você pode upar a imagem no Imgur e disponibilizar o link aqui, assim poderei ver.

Para conseguir compreender como está o seu ambiente no momento, você poderia confirmar algumas informações?

• Você conseguiu resolver o primeiro problema de conexão com o banco de dados reinstalando o Oracle, porém, este outro problema surgiu quando você executou o comando de flashback ?