Professor alguma dica para respondividade mobile quando estamos aplicando formulários?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Professor alguma dica para respondividade mobile quando estamos aplicando formulários?
Boa tarde =D
O que você quer dizer quando fala aplicando formulários, é o processo de criar um formulário para ambiente mobile?
Se for isso, eu acredito que as principais dicas é de menos é mais, é muito importante, seguir a vélha regra do "não me faça pensar".
Em celulares o processo de escrever é diferente do processo em um computador, então o uso de elementos que facilitem a inserção de dados é sempre uma boa, por exemplo, você pode colocar um lugar para inserir uma data, em vez de inserir a data escrevendo,m abrir um pequeno calendario para escolher dia/mes/ano e o preenchimento acontecer.
Essas pequenas ações mudam completamente a forma de interação entre a pessoa usuaria e o preenchimento de formulários.
De forma direta eu colocaria como dica:
Evitar formulários longos, apenas as informações realmente necessarias para a ação;
Evitar preenchimento manual de todas as informações, data, validações, tudo que puder ser auxiliado por opções de escolha em vez de escrita agiliza o processo de preenchimento;
Direcione bem a pessoa usuária durante o formulario, de onde esta indo, para onde vai e o que esta preenchendo, isso através de labels com nomes bem definidos;
Trabalhar com bom contraste para identificar qual campo esta ativo no momento e qual campo já foi preenchido;
Trabalhe com dimensões adequadas para que o dedo da pessoa usuaria consiga executar bem as tarefas, então é tomar cuidado com espaçamentos e tamanhos dos elementos do formulario;
E ofereça dicas claras de preenchimento, por exemplo ser for um email e a pessoa nao escrever o @, indicar exatamente o que esta errado para que a pessoa saiba o que fazer.
Essas são algumas dicas, espero que ajude a construir o seu, e outra, pegar bastante referencias na internet ajuda a entender o que é feito de bom o que não deve ser feito nessas telas.
Professor querido! Muito obrigada pela excelente explicação...
*Mil estrelas! *