Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Professor alguma dica para respondividade mobile quando estamos aplicando formulários?

Professor alguma dica para respondividade mobile quando estamos aplicando formulários?

2 respostas
solução!

Boa tarde =D

O que você quer dizer quando fala aplicando formulários, é o processo de criar um formulário para ambiente mobile?

Se for isso, eu acredito que as principais dicas é de menos é mais, é muito importante, seguir a vélha regra do "não me faça pensar".

Em celulares o processo de escrever é diferente do processo em um computador, então o uso de elementos que facilitem a inserção de dados é sempre uma boa, por exemplo, você pode colocar um lugar para inserir uma data, em vez de inserir a data escrevendo,m abrir um pequeno calendario para escolher dia/mes/ano e o preenchimento acontecer.

Essas pequenas ações mudam completamente a forma de interação entre a pessoa usuaria e o preenchimento de formulários.

De forma direta eu colocaria como dica:

  • Evitar formulários longos, apenas as informações realmente necessarias para a ação;

  • Evitar preenchimento manual de todas as informações, data, validações, tudo que puder ser auxiliado por opções de escolha em vez de escrita agiliza o processo de preenchimento;

  • Direcione bem a pessoa usuária durante o formulario, de onde esta indo, para onde vai e o que esta preenchendo, isso através de labels com nomes bem definidos;

  • Trabalhar com bom contraste para identificar qual campo esta ativo no momento e qual campo já foi preenchido;

  • Trabalhe com dimensões adequadas para que o dedo da pessoa usuaria consiga executar bem as tarefas, então é tomar cuidado com espaçamentos e tamanhos dos elementos do formulario;

  • E ofereça dicas claras de preenchimento, por exemplo ser for um email e a pessoa nao escrever o @, indicar exatamente o que esta errado para que a pessoa saiba o que fazer.

Essas são algumas dicas, espero que ajude a construir o seu, e outra, pegar bastante referencias na internet ajuda a entender o que é feito de bom o que não deve ser feito nessas telas.

Professor querido! Muito obrigada pela excelente explicação...

*Mil estrelas! *

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software