Oii, Estudante! Como você está?
Obrigada por interagir aqui no fórum trazendo suas dúvidas, pois podem ter outros colegas que estejam enfrentando a mesma coisa. Vamos entender juntos como faz para mostrar o ícone da lua e desabilitar ela. O layout do Figma mudou um pouco e isso pode dificultar para achar as funcionalidades. 
Sobre a sua primeira pergunta, não precisa transformar o ícone da lua em componente, mas é importante que o botão esteja como tal. E para habilitar e desabilitar o ícone da lua vamos seguir os passos abaixo:
- Dentro do seu buttonadicione o ícone da lua.
- Em seguida selecione todo o retângulo do buttone na aba Design clique no + de Properties/Propriedades.
- Expandirá algumas opções, clique em boolean para adicionar o nome como Mostrar ícone e Value: True.

- Clique no icone da lua, vá na seção Appearance/Aparência e clique em Apply boolean property/Aplicar propriedade booleana representada por um ícone em formato de losango. 
- Logo abaixo aparecerá o botão de Mostrar icone.
- Na pasta Assets que fica na guia lateral esquerda, selecione mais um buttonpara ser o elemento filho.
- Após arrastar, na guia Design na seção Componente aparecerá o botão para ativar e desativar a lua.

Espero ter ajudado e que dê certinho por aí. Qualquer dúvida, conte conosco. 
Bons estudos e até mais!