Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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resposta

Prof. só pra confirmar se está nas boas práticas

ta funcional mas não sei se está no "jeito certo".

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
        if(x >= 0 && x < 155 && y >= 0 && y <= 55){
            desenha = false;      
        }
    }

    function habilitaDesenhar(evento) {

        desenha = true;

    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }


    function escolheCor(evento){

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(x >= xVermelho && x < 100 && y <= 50){

            corAtual = "red";

        }


        if(x >= xVerde && x < 100 && y <= 50){

            corAtual = "green";

        }

        if(x >= xAzul && x < 100 && y <= 50){

            corAtual = "green";

        }

    }
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 0;
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = escolheCor;

</script>
1 resposta
solução!

Olá João, tudo bem com você?

Então, seu código atende bem ao que o exercício pede, é sempre legal criar a nossa pŕopria versão e depois comparar com a solução do exercício

Por exemplo, na versão do professor ele faz um if que é condição igual para todos, diferente da maneira como você fez que tem sempre a condição do && y <= 50, então as vezes pode ser um truque para as próximas

A mesma coisa para a questão de selecionar o quadrado usando a posição x e o tamanho , a única coisa que eu vejo que faria sentido é mudar a ordem aqui:

        if(desenha) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
        if(x >= 0 && x < 155 && y >= 0 && y <= 55){
            desenha = false;      
        }

Dessa maneira você primeiro desenha e depois verifica, no caso faz mas sentido que seja ao contrário, dessa forma você provavelmente está habilitado para desenhar dentro dos quadrados

Mas fora isso, está bem estruturado o código :)

Abraços e Bons Estudos!