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Produto Novo x Produto Implementado

Bom dia.

No exemplo apresentado na aula é citado o caso do iFood, um aplicativo já implementado e consolidado no mercado. Nesse exemplo me parece simples a criação de um outcomes map já que temos uma ideia relativamente clara do que foi feito para dar certo e chegar ao céu.No caso de um produto novo, ainda na etapa de discovery, acredito que o outcomes map será relativamente pobre no início já que você não tem como prever a maioria dos itens de sucesso ou falha.

Nesse caso, faz sentido que o outcomes map seja um processo retroalimentado a cada ciclo do projeto para manter o histórico de sua evolução ?

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Olá, Rodrigo, tudo bem?

Que ótima pergunta! Para esclarecê-la, precisamos alinhar algumas coisas.

O outcomes map é uma ferramenta de contexto que trabalha com a elaboração de hipóteses. Para utilizá-la, é necessário mapear o contexto em que o produto se encontra e, como explicado no vídeo, o contexto em que se pretende chegar com o produto. Compreender o contexto em que seu produto está surgindo é fundamental para conseguir esboçar os pontos de partida e de chegada do produto.

Como você bem pontuou, na fase de discovery, o produto ainda está em sua fase embrionária, muitas coisas ainda estão sendo definidas, como público alvo, persona, configurações do produto digital e compreensão do valor que o produto gerará. Por isso, o ideal é que, ao utilizar o outcomes map, já exista um esboço do tipo de produto que se quer seguir. Não é necessário ter isso em detalhes, afinal, o processo de discovery ainda estará acontecendo, mas é importante saber pelo menos qual problema se pretende resolver.

O exemplo do ifood foi usado para maior compreensão da ferramenta, mas tendo definido qual problema o produto pretende resolver, é possível pensar no melhor (céu) e no pior (inferno) cenário para o produto. Estes cenários servem para que, ao fazer o caminho inverso, (céu/inferno >> passos tomados >> situação atual) a pessoa criadora do produto consiga evoluir nas ações que precisa tomar para que se aproxime cada vez mais da seu contexto de céu e se distancie cada vez mais do seu contexto de inferno.

Invariavelmente, a medida que o produto vai tomando forma, seu contexto de céu e inferno pode mudar, por isso, finalmente respondendo sua pergunta, faz total sentido manter o outcomes map como algo a ser atualizado sempre que sentirem que existe necessidade de reformular e aprimorar os contextos. De toda maneira, para que seja reformulado, é necessário começar de algum lugar, e não há problema em começar com uma hipótese que no futuro se perceba que não é verdadeira. Mesmo que seja, foi necessário começar por esta hipótese para trilhar os passos e perceber que ela não era tão boa e assim, recalcular a rota. Este movimento acontece o tempo inteiro em criação de produtos digitais e é bem normal!

Espero ter ajudado, este tema é complexo e quase nunca possui uma resposta totalmente certa ou totalmente errada, por isso, o debate enriquece bastante o aprendizado.

Parabéns pela pergunta, te desejo um excelente dia de estudos!

Abraços (=