em um cenário de um produto novo, ou seja ainda não tenho nenhuma base de comparação, eu devo utilizar o outcomes map considerando hipoteticamente meu céu e inferno?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
em um cenário de um produto novo, ou seja ainda não tenho nenhuma base de comparação, eu devo utilizar o outcomes map considerando hipoteticamente meu céu e inferno?
Oii Anderson, tudo bem?
No contexto de um produto novo, onde você ainda não possui dados ou resultados anteriores para comparação, utilizar o outcomes map considerando hipoteticamente seu céu e inferno é uma prática muito válida.
Essa abordagem te ajuda a visualizar os melhores e piores cenários possíveis (céu e inferno, respectivamente) e, com isso, planejar estratégias para maximizar as chances de alcançar o melhor resultado (céu) e minimizar os riscos de cair no pior (inferno). Isso é especialmente útil em estágios iniciais, pois fornece uma direção clara de onde você quer ir e o que precisa evitar.
Por exemplo, você pode imaginar que o "céu" para o seu produto novo seja alcançar uma certa quantidade de usuários ativos mensalmente e receber feedbacks positivos sobre a usabilidade. Por outro lado, o "inferno" poderia ser enfrentar problemas técnicos recorrentes que levam a uma alta taxa de desistência dos usuários. Com essas definições, você pode começar a planejar como maximizar a usabilidade e minimizar problemas técnicos desde o início.
Um abraço e bons estudos.