Durante muito tempo atribuí meus problemas com produtividade à preguiça, recentemente li um livro que me introduziu o conceito de resistência. Como era um momento em que eu estava começando a praticar atividades físicas me identifiquei com o conceito, pois todo dia "ir" era, e ainda é, uma luta. Quando se trata de trabalho com vontade ou não eu vou, mas para outras atividades em alguns momentos parece que tem um âncora impedindo que eu me mova.
Li o livro A Guerra da Arte de Steven Pressfield ele define a resistência como o dragão que guarda o ouro. Como ele é escritor ele fala que o difícil não é escrever, o difícil é sentar-se para escrever. No meu caso, aplicando ao momento que eu estava vivendo, percebi que o difícil não era treinar, difícil era ir pra academia. Nessa momento de pandemia obviamente que parei de ir e estou tentando criar uma nova rotina em casa, mas depois de ter contato com esse conceito de resistência, eu ia à academia religiosamente 5x por semana e de novembro a março só desisti do treino depois de estar lá 2x, apesar de sofrer para ir todas as vezes, apenas 2x eu realmente não estava disposta.
Como eu trabalho com atendimento a clientes, tem ligações que eu gostaria de evitar, mas esse conceito de resistência ajuda muito qdo tenho que fazer ligações difíceis, a conversa nunca é tão difícil quanto eu imagino que seria, afinal eu domino o assunto, novamente é a resistência agindo, o difícil não é falar com o cliente, o difícil é pegar o telefone e fazer a ligação.
Esse livro está esgotado, só encontrei na versão digital em inglês mas tem uma palestra no youtube da Professora Lucia Helena Galvão que resume perfeitamente o conteúdo do livro https://www.youtube.com/watch?v=Vnc0TX6Vias&t=30s