Olá.
Alguém poderia me dizer se consigo utilizar o Procv para retornar a "Classificação do Fornecedor", sem precisar modificar a "Tabela de Avalliação"?
Obrigado!!!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá.
Alguém poderia me dizer se consigo utilizar o Procv para retornar a "Classificação do Fornecedor", sem precisar modificar a "Tabela de Avalliação"?
Obrigado!!!
Não será possível utilizar os parâmetros da tabela de avaliação apenas com a fórmula PROCV. Visto que você não tem identificadores comuns entre as duas tabelas e se fosse buscar pelo valor total de gastos - contido na tabela 1 - o PROCV não conseguiria dar match entre a variável quantitativa que é o* total de gastos* com a variável qualitativa que é a faixa de gastos na coluna gastos.
Exemplificando:
Quero encontrar a classificação do Fornecedor A que teve o total de gastos de R$ 600,000.
Retornaria um erro, pois o PROCV vai procurar o valor de 600k e não vai encontrar na outra tabela.
Um jeito de resolver o problema da classificação é transferindo a tabela de avaliação para condições dentro da fórmula SE(), por exemplo:
=SE(E(B2>=0;B2<=499999);"Nível 3";SE(E(B2>=500000;B2<=799999);"Nível 2";SE(E(B2>=800000;B2<=1000000);"Nível 1";"Não existe classificação para esse valor de gasto."
Para fins de explicação B2 corresponde ao valor de 600000.
Espero ter ajudado! Forte abraço, Fernando.