Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Procurando chifre em cabeça de cavalo

Eu tava matutando aqui uma questão: esse código ou mesmo um código avançado que crie variaveis, coisas avançadas, faça cálculos e tudo mais... que seja criado no Visual Estudio e rodado no Node... sim... e dai? O código fez varias tarefas e... só terminou? Antes que alguem me xingue aqui... rs... dizendo "é obvio que é usado no HTML"... mas a questão é... em que situações mais, ou só no html e afins, o java script faz realmente algo mais concreto? Tipo, eu poderia dizer que o JS é um "prestador de serviços" independente que pode ser "contratado" por várias linguagens?

5 respostas

Fala ai Dilmar, tudo bem? Desculpa mas eu não entendi a duvida, consegue me passar mais detalhes por favor?

Fico no aguardo.

hehehehe... foi uma dúvida mais "existencial" onde procurar chifre em cabeça de cavalo foi questionar o porque de se ter uma linguagem java script sendo executada por um interpretador fora de qualquer navegador... me pareceu que ele gera cálculos e resultados para nada... o que leva a questionar pra que serve o java script e onde ele é usado... eu sei que ele é usado junto com o html, xhtml... mas é só isso? é só para usar nas páginas web?

solução!

Fala Dilmar, saquei kkkk obrigada pela explicação.

Na web a gente utiliza JavaScript para trazer vida e dinâmismo em nossas aplicações, isso porque com o JavaScript é possível buscar dados, carregar parte da tela, atualizar parte da tela, criar novos pedaços, etc...

Também é possível utilizar o JavaScript no lado do servidor com Node, assim a gente consegue construir API inteiramente com a linguagem da web.

Também é possivel utilizar JavaScript para desenvolvimento mobile onde conseguimos criar aplicativos para Android e Iphone.

Assim conseguimos ter uma stack focada e voltada apenas para uma linguagem, facilitando a transição de pessoas entre projetos.

Espero ter ajudado.

legal... claro que já mexi um pouco com JS em html junto com Oracle... mas de fato me pareceu que o JS da maneira que é tratado aqui no curso é algo que pode ser mais amplo até.... aproveitando, o que quer dizer API nesse contexto do java? Eu sei por exemplo que uma API é uma interface do Windows com que possibilita interações do programados com o SO... mas o que vem ser essa questão de criar APIs com o JS?

Fala Dilmar, quando eu digo API seria o back-end, ou seja, seria com quem o front-end (aplicação) vai se comunicar seja para pedir dados ou enviar dados.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software