1
resposta

Procura com PROCV E PROCX

Essas funçoes ficaram bem confusas pra mim, principalmente na procura com PROCV.

1 resposta

Olá, Samara! Como vai?

É super normal se sentir assim! O PROCV é, sem dúvida, a função que mais dá "nó na cabeça" de quem está começando a aprofundar os estudos no Excel. Ele tem regras bem rígidas, e qualquer detalhe fora do lugar faz a fórmula dar erro. Mas fique tranquila, vamos desmistificar isso juntas de uma forma mais visual.

Pense nessas funções como se você estivesse pedindo para o Excel procurar algo em um cardápio de restaurante.

Entendendo o PROCV (Procura na Vertical)

Imagine que você tem o código de um produto e quer que o Excel traga o preço dele. O PROCV é o funcionário metódico que vai fazer essa busca. Ele precisa de 4 instruções exatas:

1. O que eu estou procurando? (Ex: O código do produto "123").
  2. Onde está o cardápio inteiro? (Você seleciona a tabela toda onde os dados estão).
  3. Em qual coluna está a resposta? (Se o preço é a 3ª coluna da tabela, você digita o número 3).
  4. Você quer o valor exato? (Sempre colocamos 0 ou FALSO no final para dizer ao Excel: "Só me traga o preço se achar o código exato, não quero nada parecido").

A "tradução" da fórmula fica assim:
=PROCV(O que busco; Tabela inteira; Número da Coluna da resposta; 0)

A grande pegadinha do PROCV: Ele tem "torcicolo" e só consegue olhar para a direita. O código "123" que você está buscando tem que estar obrigatoriamente na primeira coluna da tabela que você selecionou. Se o código estiver no meio da tabela e o preço estiver à esquerda dele, o PROCV quebra e não funciona.

Entendendo o PROCX (A evolução)

O PROCX é o "irmão mais novo e mais inteligente" do PROCV. A Microsoft percebeu que as pessoas ficavam confusas contando colunas e sofriam com a regra de "só olhar para a direita".

Com o PROCX, o Excel simplificou tudo. Ele só te pede 3 coisas:

1. O que eu estou procurando? (Ex: O código "123").
  2. Em qual coluna eu procuro isso? (Você seleciona apenas a coluna dos códigos).
  3. Qual coluna tem a resposta que eu quero? (Você seleciona apenas a coluna dos preços).

A "tradução" da fórmula fica assim:
=PROCX(O que busco; Coluna onde o valor está; Coluna onde a resposta está)

A magia aqui é que você não precisa contar números de colunas, não precisa colocar o 0 no final (ele já busca o valor exato por padrão) e ele consegue procurar em qualquer direção (esquerda ou direita)!

O segredo para dominar essas funções é a prática. No começo, preencher os campos parece não fazer sentido, mas depois da terceira ou quarta tentativa, a lógica "clica" na mente.

Para eu te ajudar de forma mais direcionada a destravar esse assunto, qual parte do PROCV te deixou mais confusa durante a aula: foi na hora de selecionar a "matriz_tabela" inteira ou na hora de descobrir qual era o "número índice da coluna"?