Essas funçoes ficaram bem confusas pra mim, principalmente na procura com PROCV.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Essas funçoes ficaram bem confusas pra mim, principalmente na procura com PROCV.
Olá, Samara! Como vai?
É super normal se sentir assim! O PROCV é, sem dúvida, a função que mais dá "nó na cabeça" de quem está começando a aprofundar os estudos no Excel. Ele tem regras bem rígidas, e qualquer detalhe fora do lugar faz a fórmula dar erro. Mas fique tranquila, vamos desmistificar isso juntas de uma forma mais visual.
Pense nessas funções como se você estivesse pedindo para o Excel procurar algo em um cardápio de restaurante.
PROCV (Procura na Vertical)Imagine que você tem o código de um produto e quer que o Excel traga o preço dele. O PROCV é o funcionário metódico que vai fazer essa busca. Ele precisa de 4 instruções exatas:
3).0 ou FALSO no final para dizer ao Excel: "Só me traga o preço se achar o código exato, não quero nada parecido").A "tradução" da fórmula fica assim:=PROCV(O que busco; Tabela inteira; Número da Coluna da resposta; 0)
A grande pegadinha do PROCV: Ele tem "torcicolo" e só consegue olhar para a direita. O código "123" que você está buscando tem que estar obrigatoriamente na primeira coluna da tabela que você selecionou. Se o código estiver no meio da tabela e o preço estiver à esquerda dele, o PROCV quebra e não funciona.
PROCX (A evolução)O PROCX é o "irmão mais novo e mais inteligente" do PROCV. A Microsoft percebeu que as pessoas ficavam confusas contando colunas e sofriam com a regra de "só olhar para a direita".
Com o PROCX, o Excel simplificou tudo. Ele só te pede 3 coisas:
A "tradução" da fórmula fica assim:=PROCX(O que busco; Coluna onde o valor está; Coluna onde a resposta está)
A magia aqui é que você não precisa contar números de colunas, não precisa colocar o 0 no final (ele já busca o valor exato por padrão) e ele consegue procurar em qualquer direção (esquerda ou direita)!
O segredo para dominar essas funções é a prática. No começo, preencher os campos parece não fazer sentido, mas depois da terceira ou quarta tentativa, a lógica "clica" na mente.
Para eu te ajudar de forma mais direcionada a destravar esse assunto, qual parte do PROCV te deixou mais confusa durante a aula: foi na hora de selecionar a "matriz_tabela" inteira ou na hora de descobrir qual era o "número índice da coluna"?