Nunca consegui harmonizar minha vida, ou fico totalmente focado ou totalmente disperso, ou faço na hora ou o depois fica, tenho lutado há anos para conseguir equilibrar minha vida.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Nunca consegui harmonizar minha vida, ou fico totalmente focado ou totalmente disperso, ou faço na hora ou o depois fica, tenho lutado há anos para conseguir equilibrar minha vida.
Olá, Wanderson! Entendo sua luta para equilibrar a vida e evitar a procrastinação. É um desafio para muitos de nós.
Pelo que você compartilhou, parece que você tende a oscilar entre dois extremos: ou está totalmente focado ou totalmente disperso. Isso me faz pensar na importância de estabelecer uma rotina equilibrada e consistente.
Vamos nos concentrar em alguns pontos do texto da aula que podem ser úteis para você:
Metas claras: Definir metas claras pode ajudá-lo a manter o foco. Por exemplo, em vez de dizer "Eu quero aprender programação", você poderia dizer "Eu quero aprender Python para poder automatizar tarefas do meu trabalho". Isso torna sua meta mais tangível e motivadora.
Processo de aprendizado: O texto menciona que aprenderemos como estruturar nosso processo de aprendizado nas próximas aulas. Isso pode ser muito útil para você, pois ter um processo estruturado pode ajudar a manter a consistência e evitar a procrastinação.
Hábitos: O aprendizado é um hábito. Portanto, tente estabelecer uma rotina diária de estudo. Comece com pequenos blocos de tempo e aumente gradualmente. Por exemplo, você pode começar estudando 20 minutos por dia e, depois de algumas semanas, aumentar para 30 minutos por dia.
Ralos de Atenção: Identifique os "ralos de atenção" em sua vida - coisas que o distraem e o tiram do foco. Pode ser o celular, as redes sociais, a TV, etc. Tente eliminar ou pelo menos minimizar essas distrações durante seu tempo de estudo.
Exercite além do cérebro: Lembre-se de que equilíbrio é a chave. Além do estudo e do trabalho, é importante cuidar do seu bem-estar físico e mental. Faça pausas regulares, pratique exercícios físicos, medite, passe tempo com pessoas queridas, etc. Isso pode ajudar a manter sua energia e foco.
Lembre-se, é um processo e leva tempo para mudar hábitos antigos e estabelecer novos. Seja gentil consigo mesmo nesse processo.
Espero ter ajudado e bons estudos!