1
resposta

Procrastinação, 8/80

Nunca consegui harmonizar minha vida, ou fico totalmente focado ou totalmente disperso, ou faço na hora ou o depois fica, tenho lutado há anos para conseguir equilibrar minha vida.

1 resposta

Olá, Wanderson! Entendo sua luta para equilibrar a vida e evitar a procrastinação. É um desafio para muitos de nós.

Pelo que você compartilhou, parece que você tende a oscilar entre dois extremos: ou está totalmente focado ou totalmente disperso. Isso me faz pensar na importância de estabelecer uma rotina equilibrada e consistente.

Vamos nos concentrar em alguns pontos do texto da aula que podem ser úteis para você:

  1. Metas claras: Definir metas claras pode ajudá-lo a manter o foco. Por exemplo, em vez de dizer "Eu quero aprender programação", você poderia dizer "Eu quero aprender Python para poder automatizar tarefas do meu trabalho". Isso torna sua meta mais tangível e motivadora.

  2. Processo de aprendizado: O texto menciona que aprenderemos como estruturar nosso processo de aprendizado nas próximas aulas. Isso pode ser muito útil para você, pois ter um processo estruturado pode ajudar a manter a consistência e evitar a procrastinação.

  3. Hábitos: O aprendizado é um hábito. Portanto, tente estabelecer uma rotina diária de estudo. Comece com pequenos blocos de tempo e aumente gradualmente. Por exemplo, você pode começar estudando 20 minutos por dia e, depois de algumas semanas, aumentar para 30 minutos por dia.

  4. Ralos de Atenção: Identifique os "ralos de atenção" em sua vida - coisas que o distraem e o tiram do foco. Pode ser o celular, as redes sociais, a TV, etc. Tente eliminar ou pelo menos minimizar essas distrações durante seu tempo de estudo.

  5. Exercite além do cérebro: Lembre-se de que equilíbrio é a chave. Além do estudo e do trabalho, é importante cuidar do seu bem-estar físico e mental. Faça pausas regulares, pratique exercícios físicos, medite, passe tempo com pessoas queridas, etc. Isso pode ajudar a manter sua energia e foco.

Lembre-se, é um processo e leva tempo para mudar hábitos antigos e estabelecer novos. Seja gentil consigo mesmo nesse processo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software