Os dois processos (Gerenciamento estratégico para serviços de TI e Gerenciamento da Demanda), ainda permanecem não contemplados na ITIL Foundation atualmente?
Os dois processos (Gerenciamento estratégico para serviços de TI e Gerenciamento da Demanda), ainda permanecem não contemplados na ITIL Foundation atualmente?
Olá Bruno, tudo bem ?
Após a atualização do ITIL houve algumas mudanças como por exemplo na Cadeia de Valor de Serviço e a atualização conta com :
Houve também atualização nas 4 Dimensões de Gerenciamento de Serviço :
Além do acima, ITIL 4 apresenta os seguintes novos conceitos:
- Sistema de valor de serviço;
Co-criação de valor;
Modelo de Relacionamento de Serviço;
Valor, resultados, custos e riscos (VOCR);
Fluxos de Valor;
Princípios de orientação da ITIL (atualizados a partir da publicação ITIL Practitioner, lançada em 2016);
Práticas Gerais de Gestão (que incluem as seguintes novas práticas ITIL: Gestão de Arquitetura, Medição e Relatórios, Gestão de Mudanças Organizacionais, Gestão de Projetos, Gestão de Riscos e Força de Trabalho e Gestão de Talentos);
Práticas de Gerenciamento Técnico (que incluem as seguintes novas práticas ITIL: Gerenciamento de Infraestrutura e Plataforma e Desenvolvimento e Gerenciamento de Software);
Então com essas informações na nova versão do ITIL acredito que seja possivel fazer o gerenciamento de TI pensando precisamente no Gerenciamento de Software e também com a Práticas Gerais de Gestão talvez seja possivel fazer o gerenciamento das demandas.
Mas a comtemplação do Gerenciamento Estratégico e Gerenciamento de demandas em si creio que não foi comtemplado ainda.
Espero que essas informações possa ser útil para ti, que você tenha um ótimo estudos e qualquer dúvida sinta-se à vontade para compartilhar aqui no fórum.
Abraços e bons estudos.