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Processos de estratégia de serviços em prova

Os dois processos (Gerenciamento estratégico para serviços de TI e Gerenciamento da Demanda), ainda permanecem não contemplados na ITIL Foundation atualmente?

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Olá Bruno, tudo bem ?

Após a atualização do ITIL houve algumas mudanças como por exemplo na Cadeia de Valor de Serviço e a atualização conta com :

  • · Planejamento
  • · Melhoria
  • · Engajamento
  • · Design e transição
  • · Obtain/Build
    • · Entrega e suporte

Houve também atualização nas 4 Dimensões de Gerenciamento de Serviço :

  • · Organização e Pessoas
  • · Fluxos de Valor e Processos
  • · Parceiros e Fornecedores
  • · Informação e Tecnologia

Além do acima, ITIL 4 apresenta os seguintes novos conceitos:

- Sistema de valor de serviço;

Co-criação de valor;

Modelo de Relacionamento de Serviço;

Valor, resultados, custos e riscos (VOCR);

Fluxos de Valor;

Princípios de orientação da ITIL (atualizados a partir da publicação ITIL Practitioner, lançada em 2016);

Práticas Gerais de Gestão (que incluem as seguintes novas práticas ITIL: Gestão de Arquitetura, Medição e Relatórios, Gestão de Mudanças Organizacionais, Gestão de Projetos, Gestão de Riscos e Força de Trabalho e Gestão de Talentos);

Práticas de Gerenciamento Técnico (que incluem as seguintes novas práticas ITIL: Gerenciamento de Infraestrutura e Plataforma e Desenvolvimento e Gerenciamento de Software);

Então com essas informações na nova versão do ITIL acredito que seja possivel fazer o gerenciamento de TI pensando precisamente no Gerenciamento de Software e também com a Práticas Gerais de Gestão talvez seja possivel fazer o gerenciamento das demandas.

Mas a comtemplação do Gerenciamento Estratégico e Gerenciamento de demandas em si creio que não foi comtemplado ainda.

Espero que essas informações possa ser útil para ti, que você tenha um ótimo estudos e qualquer dúvida sinta-se à vontade para compartilhar aqui no fórum.

Abraços e bons estudos.