Li num link de Dezembro que a Oracle já começou a processar quem utilizasse o JAva desktop.
Não seria o caso de começar a buscar alternativas realmente livres como o PHP ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Li num link de Dezembro que a Oracle já começou a processar quem utilizasse o JAva desktop.
Não seria o caso de começar a buscar alternativas realmente livres como o PHP ?
Aqui explica bem... ela não processa quem utiliza o java se, e quem utiliza funcionalidades que são exclusivas de quem pagou.. eles chama de java advanced desktop etc => http://www.theregister.co.uk/2016/12/16/oracle_targets_java_users_non_compliance/
Exato. Foi precisamente esse artigo que eu li. Porém,
1) que funcionalidades exclusivas são essas? Onde acho no JDK que baixei?
2) Elas são absolutamente necessárias? Se sim, não seria o caso de começar a buscar alternativas realmente livres como o PHP ?
Ele comenta ali... o Mission Control por exemplo.. que deve ser usado com a flag --XXUnlockedComercialFeatures. Não é absolutamente necessário.