1
resposta

Processo 'top' no terminal linux

Na aula sobre os comando killall e top do terminal linux, o professor utilizou o comando 'killall top' pra matar os dois processos que estava executando. E quando retornou à tela em que estavam os processos top rodando, a tela ficou congelada com os caracteres estáticos, e ele meniconou a seguinte frase: "A tela bagunça um pouco, porque, o top fica usando caracter de uma maneira estranha pra ficar atualizando a nossa tela". Gostaria de saber o que explica essa 'tela bagunçada', ou me indiquem algum artigo que eu possa ler sobre isso. Obrigado.

Segue imagem em anexo para consulta.

1 resposta

Olá Bruno! Tudo certo? Espero que sim. 🙂

O que aconteceu foi que o professor acabou acessando o terminal de comando específico do top enquanto estava navegando por ele. Dessa forma, uma vez que os "tops" foram terminados, a escrita em ambos os terminais ficou misturada.

Na figura a seguir eu usei a tecla s para acessar o terminal do top. Perceba que o cursor de escrita fica logo acima da tabela de processos, assim como no vídeo da aula, porém no meu caso existe o output "Alterar atraso de 3,0 para".

Terminal do linux com o comando top ligado e o cursor de escrita logo acima da tabela de processos

Logo que eu terminei o processo do top o cursor de códigos do terminal recomeçou na mesma linha que se encontrava antes (logo acima da tabela) e a medida que eu escrevo, o antigo topvai sendo apagado e algo novo é escrito por cima.

Terminal mostrando um top descontinuado, no qual a medida que algo é escrito o top vai sendo apagado e escrito por cima.

Essa seria a "maneira estranha" descrita pelo professor.

Espero ter ajudado! Quaisquer dúvidas, estou à disposição. 😉