Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

processo para criar um projeto web

estou com muita dificuldade pra entender como fazer um projeto web. depois de criar o projeto, tem a pasta do java resources onde ficam as classes java, tem o arquivo index.html na pasta webContent que devo fazer na unha!! (isso mesmo?), mas como faco para que o conteudo do desenvolvimento java (as classes) integre com a pagina index.html?

7 respostas

Oi Leo,

Acho que você já matou suas dúvidas nesse tópico certo ?

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-projeto-no-eclipse-65372

No caso de não fica ai meu pitaco :

  • Sobre a primeira dúvida: criamos o index.html na unha só para mostrar que existe um lugar específico para isso, conforme você for estudando Java você vai ver que usamos ferramentas como o Maven ou Gradle para agilizar esse processo, já que é pouco chato de ficar fazendo sempre que a gente começar um projeto novo.

  • Você tem um bom ponto ai, você montou toda a sua lógica nas classes, agora precisa mostrar o resultado no seu html, excelente. Pensando em java para web , existe uma api que é o cara que vai fazer suas classes conversar o html, que o servlets, com essa api você vai controlar as requisições que o servidor recebe e as resposta que você quer enviar para o cliente, então você vai chamar o html de dentro da servlet para responder a requisição sacou ?

Qualquer dúvida pode responder aqui ok ?

abraço

ah sim, eu tinha colocado como finalizado, mas depois ainda restaram duvidas. to meio devagar pra entender...rsrs. mas to comecando a entender !

pra que servem as classes DAO? nao entendi a necessidade delas...

Oi Leonardo

Uma classe DAO é responsável para acessar e manipular os dados do Banco de dados.

Pensa que você recebeu um usuário de um formulário e você precisa salvar o mesmo no seu sistema. O código que abre a conexão com o banco e salva deveria ficar em uma classe específica para isso. Nesse caso ela ficaria em uma Classe DAO.

Na apostilas da java para web da caelum tem um capiluto inteiro falando sobre esse negócio de conexão com banco, querys e o DAO:

https://www.caelum.com.br/apostila-java-web/bancos-de-dados-e-jdbc/#por-que-usar-um-banco-de-dados

Consegui te ajudar?

Leonardo, caso aparecer outra dúvida que não tem ligação com o assunto inicial, você pode abrir uma nova dúvida? Assim vai ajudar a deixar o fórum mais organizado.

Obrigado e Abraço;

mas no caso do exemplo utilizado no curso, ainda nao temos um banco de dados,pq se usou a classe DAO?

solução!

A gente usou um DAO para simular uma aplicação da vida real, eu chuto que ele deve gravar tudo em memória.

abraço Leonardo

obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software