3
respostas

Processo de evolução

Utilizo como ferramenta minha agenda de caderno mesmo para organizar melhor a rotina de estudos. Mas com as ferramentas apresentadas, pretendo utilizar mais a forma de resumo, e também o Google Alerts. E claro, sempre lembrando do meu propósito, como engenheira de software.

3 respostas

Oi, Júlia. Tudo certo?

Você está incorporando práticas importantes para organizar sua rotina de estudos. Isso demonstra um bom alinhamento com a ideia de criar uma rotina estruturada e focada no seu propósito como engenheira de software. Continue buscando integrar ferramentas que facilitem seu acompanhamento e aprendizado. Participar de grupos de discussão vai potencializar seu desenvolvimento, permitindo trocar experiências e absorver novos conhecimentos.

Procure selecionar eventos ou grupos que tenham temas relacionados ao seu objetivo profissional e interaja com perguntas ou compartilhamento de insights, isso ajuda a fixar o aprendizado e ampliar sua rede de contatos.

Obrigado por compartilhar seu progresso.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Pessoal !
Quero compartilhar com vocês algo que tem revolucionado a minha jornada de aprendizado em Ciência de Dados, e que se alinha perfeitamente com tudo que aprendemos neste curso de "Aprender a Aprender"!
Tenho usado a Inteligência Artificial como uma verdadeira assistente pessoal de aprendizagem, e a experiência tem sido simplesmente incrível! A IA tem me ajudado a estruturar meu plano de estudos de forma muito mais eficaz e a sintetizar conteúdos complexos, transformando o "ralo de atenção" em um superpoder!
Para colocar isso em prática, eu utilizo o Notion para organizar meu cronograma de estudos e planejar minhas atividades, garantindo que minhas metas sejam SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo definido), como Peter Drucker nos ensinou: "o que pode ser medido, pode ser melhorado"! E a IA me ajuda a criar prompts para auxiliar nos estudos, transformando a forma como absorvo o conhecimento!
Essa abordagem me permite:

  • Medir meu processo de aprendizagem constantemente, identificando onde preciso focar mais.
  • Desconstruir habilidades em "chunks", facilitando a absorção de blocos de informação.
  • Aproveitar o poder das revisões e a prática distribuída, combatendo a curva do esquecimento de Ebbinghaus e fugindo da "decoreba" do cramming.
  • E o melhor: tenho mais clareza sobre como meu cérebro funciona nos modos focado e difuso, e a importância dos momentos de ócio e das diferentes fontes e formatos de aprendizado para potencializar as conexões neurais.
    Afinal, como vimos, aprender não é uma questão de talento, mas de disciplina, prática e rotina! E com essas ferramentas e insights de neurociência, estamos realmente construindo um mindset de crescimento para a vida, abraçando o Lifelong Learning de corpo e mente (literalmente, com exercícios e sono de qualidade!!
    Vocês também estão usando a IA ou outras ferramentas para otimizar seus estudos? Compartilhem suas experiências!

Muito interessante as ferrementas utilizadas pelos colegas no processo de aprendizado. Nesse momento, utilizo um caderno para anotar as ideias principais e insights que vem no momento de estudo. Depois procuro assistir alguns videos relacionado ao tema ou podcasts. E como fonte de pesquisa, o google me auxilia muito numa duvida rápida, juntamente com a IA. Mas sempre procurando filtrar por mim mesmo as informações consultadas. Tudo isso faz sentido, porque o resultado do meu teste de apredizado segundo David Kolb, foi: Acomodador. Um estilo de apredizado que aprende fazendo, estando junto, anotando e intuitivo. Agora com essas novas ferrementas, podemos potencializar a curva de evolução.