Olá, Pessoal !
Quero compartilhar com vocês algo que tem revolucionado a minha jornada de aprendizado em Ciência de Dados, e que se alinha perfeitamente com tudo que aprendemos neste curso de "Aprender a Aprender"!
Tenho usado a Inteligência Artificial como uma verdadeira assistente pessoal de aprendizagem, e a experiência tem sido simplesmente incrível! A IA tem me ajudado a estruturar meu plano de estudos de forma muito mais eficaz e a sintetizar conteúdos complexos, transformando o "ralo de atenção" em um superpoder!
Para colocar isso em prática, eu utilizo o Notion para organizar meu cronograma de estudos e planejar minhas atividades, garantindo que minhas metas sejam SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo definido), como Peter Drucker nos ensinou: "o que pode ser medido, pode ser melhorado"! E a IA me ajuda a criar prompts para auxiliar nos estudos, transformando a forma como absorvo o conhecimento!
Essa abordagem me permite:
- Medir meu processo de aprendizagem constantemente, identificando onde preciso focar mais.
- Desconstruir habilidades em "chunks", facilitando a absorção de blocos de informação.
- Aproveitar o poder das revisões e a prática distribuída, combatendo a curva do esquecimento de Ebbinghaus e fugindo da "decoreba" do cramming.
- E o melhor: tenho mais clareza sobre como meu cérebro funciona nos modos focado e difuso, e a importância dos momentos de ócio e das diferentes fontes e formatos de aprendizado para potencializar as conexões neurais.
Afinal, como vimos, aprender não é uma questão de talento, mas de disciplina, prática e rotina! E com essas ferramentas e insights de neurociência, estamos realmente construindo um mindset de crescimento para a vida, abraçando o Lifelong Learning de corpo e mente (literalmente, com exercícios e sono de qualidade!!
Vocês também estão usando a IA ou outras ferramentas para otimizar seus estudos? Compartilhem suas experiências!