1
resposta

PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DE FORNECEDORES

Gostaria de entender melhor sobre o processo de contratação de fornecedores que ocorrem no mercado através de uma RFP (Request for Proposal), RFI( Request for Information) e o Request for Quotation.

Podem fornecer explicações mais detalhes destas modalidades e como ela se encaixa junto a demanda e contratação? Sugerem algum material complementar que englobe estes topicos?

1 resposta

Olá Daniela, tudo bem ?

Agradecemos muito por você compartilhar aqui no fórum.

  • RFP (Request For Proposal) – solicitação de proposta é quando o fornecedor elabora um orçamento para atender as necessidades do cliente de maneira livre, o comprador receberá diversos tipos de propostas, é um documento criado por uma empresa que está interessada em adquirir algum produto ou serviço. Esse documento elenca uma série de requisitos que devem ser atendidos e é enviado aos possíveis fornecedores para mostrar as necessidades da empresa.
  • A sigla RFI (Request For Information) significa Solicitação de Informações. Quando o mercado possui muitos fornecedores de um determinado item, a solicitação de Informações é um documento elaborado para entender o que esse mercado oferece e saber quem são empresas aptas a atender as necessidades da companhia.
  • A sigla RFQ (Request For Quotation) Solicitação de Cotação é elaborada de forma estruturada e com todas as especificações detalhadas, de modo que todos os fornecedores vão elaborar orçamento de forma totalmente comparável, assim sendo, o processo de compras fica transparente e uma decisão assertiva.

Essas solicitações são muito importantes , elas se encaixam com as demandas e com contratações pois são informações que agregam desde a solicitação de proposta , solicitação de documentos para entender oque o mercado oferece e até mesmo orçamento.

Que você tenha um excelente estudos , e qualquer dúvida sinta-se a vontade para compartilhar aqui no fórum que ficaremos muito felizes em poder te ajudar.

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software