O processo criativo pode ser uma jornada solitária, especialmente quando estou montando meu projeto sozinha. Após entender e estudar a problemática ou a ideia que desejo explorar, chega o momento crucial de materializar minhas soluções.
Em vez de partir diretamente para wireframes de alta fidelidade, uma abordagem que adoto é começar com esboços em papel. Esta prática não apenas acelera o processo, mas também me permite explorar diferentes direções de forma rápida e visual.
Uma técnica que adoto para fomentar a criatividade e gerar ideias é o Crazy 8 (ou 8 Steps). Adaptada do gamestorming, esta abordagem me ajuda a sair da minha zona de conforto e a explorar ideias mais inovadoras.
Durante o Crazy 8, me dedico a esboçar oito ideias em um curto período, geralmente em torno de cinco minutos. Este exercício me desafia a desligar minha auto-edição e simplesmente colocar minhas ideias no papel, sem me preocupar com detalhes ou implementação imediata.
Como estou conduzindo o processo criativo sozinha, adapto o Crazy 8 para atender às minhas necessidades individuais. Ainda assim, aplico os princípios fundamentais da técnica, focando na geração rápida e visual de ideias variadas.
Após as sessões de esboço, revisito meus favoritos e refinamento aqueles que considero essenciais para o meu projeto. Esta abordagem solitária pode parecer desafiadora, mas também oferece uma oportunidade valiosa para explorar minha criatividade e levar meu projeto adiante.
https://www.notion.so/Ol-eu-sou-a-Jaqueline-Guimar-es-8f61ebd4ed5b4fb2b53aaeae574c7c03