Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Problemas para realizar o ping entre maquina do virtualbox e as VM do GNS3

Boa noite, minha dúvida é referente a aula número 13 do curso "Segurança de redes: conheça as vulnerabilidades de servidores e clientes."

Eu consegui com sucesso realizar o ping entre as máquinas virtuais do GNS3, porem não consegui fazer o ping estre a maquina do virtualbox com a VM do GNS3.

Também se eu tentar lotar com endereços mac o switch do GNS3 com o comando "macof -i eth0" eu recebo a seguinte mensagem de erro:

"macof: libnet_open_link(): UID/EUID 0 or capability CAP_NET_RAW required"

Vale lembrar que precisei usar a última versão do GNS3 porque a antiga estava com bugs e também precisei instalar um novo kali linux que não é o que foi disponibilizado, pois este estava travando na inicialização. Mais uma observação se deve ao fato que para eu consegui usar o comando "macof" precisei instalar um pacote chamado dsniff para poder funcionar

Como soluciono esses dois problemas de ping e utilização do macof ? Preciso de uma solução para continuar meus estudos por favor

4 respostas

Olá Edson, tudo bem?

Estava realizando testes aqui para te ajudar em um outro tópico mais antigo seu, mas tive problemas com versão na minha máquina também. Agora que observei aqui nesse tópico que você utilizou versões diferentes do curso.

Sendo assim, você consegue me enviar as versões do Kali e do GNS3 que você utilizou? Assim consigo te auxiliar na mesma versão.

Se possível também, você consegue subir em algum Drive o seu projeto do GNS3 e me enviar o link de compartilhamento, por favor? Assim consigo ir manipulando ele aqui para tentar te ajudar. Ele fica na pasta C:\Users\SeuUsuario\GNS3\projects

Como as versões são diferentes do curso, pode ser que vamos ter algumas dificuldades para fazer o mesmo passo a passo do instrutor. Mas vou tentar contigo.

Aguardo o retorno! 😉

Boa noite,

Desculpa demora quando olhei a mensagem estava de saída para o trabalho. A versão do GNS3 é 2.2.33 Under GPL v3 license A versão do kali linux é Kali linux GNU/Linux Rolling Kernel: Linux 5.16.0-kali7-amd64 Link para o projeto GNS3: https://drive.google.com/file/d/1mrylDBZZmHb6Zm66rm_buoazyB1P7w0I/view?usp=sharing

Link para maquina kali: https://drive.google.com/file/d/1jhwKK4_7E7YeNUuGk8FSSP-5Sda9uPIh/view?usp=sharing

Eu acredito que todo problema se deve a configuração do adaptador de rede entre o virtualBox e o GNS3, mas não to sabendo configurar direito. Aguardo ansiosamente uma solução,

Obrigado

Boa tarde,

A demora foi tamanha para resolver meu problema que eu achei a solução sozinho. Peço que atualize o curso para que outros colegas não tenham o mesmo problema.

solução!

Boa tarde Edson!!

Estava analisando a questão aqui ainda, demorou bastante importar e baixar sua máquina e agora mexendo no projeto estava com um probleminha de gateway inválido.

Mas fico feliz que tenha conseguido fazer a atividade em versões atualizadas e vou passar seu pedido de atualização para o time de conteúdo.

Sinto muito pelo ocorrido. Abraços e bons estudos!