Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Problemas para excecutar npm install

Primeiro só queria dizer que mal comecei o curso e já estou decepcionado. Como assim ambiente ja feito ? com banco de dados embutido? Quero fazer do zero ! configurar qualquer banco que necessite!

Mas vamos la a duvida: Instalei o nodejs no caminho padrao naveguei no cmd(windows) ate a pasta do nodejs npm install (erro) npm install alurapic (erro)

é npm install + o caminho? é npm install +nada? aonde descompacto o projeto?

9 respostas

Sem um log fica complicado apontar onde está o erro. Mas vamos lá, quando você faz um npm install você está instalando todas as dependências do projeto declaradas no seu arquivopackage.json. Se você estiver na mesma pasta onde o seu arquivo package.json se encontra, não precisará informar o caminho. Recomendo fortemente que você faça o curso de NodeJS primeiro, caso tenha interesse em configurar o seu ambiente para o curso de Angular. Como o angular é do lado do cliente, acredito que perderia o foco do curso se eles abordassem assuntos de configuração de ambiente no lado do servidor.

Olá Marcos! Angular é um framework frontend, ou seja, todo código que você escreve roda no navegador. Angular por si só não é capaz de acessar um banco de dados, quem acessa é uma API.

O que o Angular faz é acessar API's no server que podem ser feitas em Java, C#, Node.js, Python, Ruby on Rails, Scala entre outras linguagens.

Quando damos o servidor pronto para o aluno, é um código de backend e não um código de angular que ele escreveria. Aliás, pode ser que na equipe que o desenvolvedor trabalhe, e ele só seja encarregado da parte de front sem ter que escrever uma linha de back.

No entanto, se você tem interesse em se tornar um desenvolvedor fullstack, aquele que domina front-end, backend e ainda um banco de dados a Alura possui cursos que podem ajudá-lo nessa parte.

Se você tem uma inclinação por JavaScript, o curso de MEAN da Alura recria o mesmo backend usando no curso de Angular que você esta fazendo. Talvez seja esse um curso interessante para que você possa atuar num amplo espectro de camadas de uma aplicação.

https://www.alura.com.br/curso-online-mean-javascript

Se JavaScript ou Node.js não é seu forte, na Alura há cursos que ensinam o padrão REST. É este padrão que você pode seguir usando a linguagem que mais se familiarizar no backend.

Sucesso e bom estudo meu aluno.

solução!

Descompacte o arquivo. Pelo seu cmd (ou prompt, se preferir) vá até a pasta do projeto. Dentro da pasta alurapic execute o comando npm install. Mas para que isso funcione, você precisa ter o Node.js instalado. Depois, é seguir as instruções para levantar o servidor.

Caso precise afiar seu conhecimento de prompt do Windows, a Alura possui um curso que pode ajudá-lo:

https://www.alura.com.br/curso-online-prompt

Conseguiu Marcos? Aguardo seu retorno.

Estamos no seu aguardo. Se tudo estiver correto, marque uma das respostas como solução. Isso nos ajuda a focar outros alunos.

consegui instalar mas deu dois warn

no description field norepository field

mas acho que isso e normal

apos dei o npm start e funcionou

Sobre o ambiente acho que me entenderam mal sei mtu bem que que o angular e front-end(e que o curso e disso) so acho que a explicação de como instalar e configurar o servidor não ficou clara iria ser bem melhor se tivesse um video e sobre ter as configurações ja feitas me incomodam por deixar mtu amarrado.

Entendi. Sua sugestão é um video que trate da infra. Certo?

Vou levar em consideração nos próximos curso. Grato pelo feedback.

Ah, podemos fechar o tópico então ?

sim pode sim tenho um outra duvida mas é no outro topido

Obrigado pelo retorno

Opa. Essas dicas me ajudaram bastante. Eu havia instalado, mas não tinha dado o start. Meu ambiente está ok agora tb.