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Problemas para entender a equação da raquete

Não estou conseguindo entender como funciona essa equação que faz a raquete do oponente seguir a bolinha.

function movimentaRaqueteOponente() {
    velocidadeYOponente =** yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30**;
    yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

Sei que esta se orientando pelo eixo Y da bolinha e atualizando o eixo Y da raquete, o que não entendi foi como funciona a equação mesmo.

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solução!

Olá, Felipe! Como está?

Essa parte da lógica aplicada às vezes pode gerar algumas dúvidas mesmo mas é realmente importante que você continue com a iniciativa de procurar entender as funcionalidades. Vamos lá então!

O instrutor utilizou a função movimentaRaqueteOponente() para "automatizar" o movimento da raquete e fazer com que ela "siga" a movimentação da bolinha no eixo y (ou seja, para cima e para baixo). Mas como isso funciona?

Vamos olhar novamente o código:

function movimentaRaqueteOponente() {
    velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
    yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

Na função estamos indicando que velocidadeYOponente receberá ( = ) a posição Y da bolinha, subtraída ( - ) da posição Y da raquete do oponente e a altura da raquete (raqueteComprimento, que pode ser substituída por alturaRaquete), para que a bolinha sempre toque em algum ponto da raquete do oponente. Este valor será dividido por 2 (que significa que a bolinha irá tocar na metade da raquete) e, ainda, subtrairemos 30 (- 30) (ou seja, vai tocar em um ponto menor e específico da raquete do oponente).

Essa lógica acompanha o raciocínio do Scratch e depois haverá outras implementações.

Espero que as informações tenham ajudado você, fico à disposição!

Um abraço e bons estudos!!!