ao usar o uvicorn main:app --reload, o VsCode acusa que o endereço já está em uso, porém eu limpei o terminal e não consegui pegar o endereço numérico do endpoint 127.0.1 etc. Como eu poderia encontrar o endereço?
ao usar o uvicorn main:app --reload, o VsCode acusa que o endereço já está em uso, porém eu limpei o terminal e não consegui pegar o endereço numérico do endpoint 127.0.1 etc. Como eu poderia encontrar o endereço?
Oi Leonardo! Como vai?
Quando o VSCode acusa que o endereço já está em uso, geralmente significa que já existe uma instância do servidor rodando em segundo plano. Aqui estão algumas dicas para resolver isso:
Verifique processos em execução: Pode ser que o servidor ainda esteja rodando em segundo plano. Você pode verificar isso usando o comando ps aux | grep uvicorn
no terminal para listar os processos relacionados ao uvicorn
. Se encontrar algum, use kill <PID>
para encerrar o processo, onde <PID>
é o ID do processo listado.
Mude a porta: Se o problema persistir, tente iniciar o servidor em uma porta diferente. Por exemplo, você pode usar:
uvicorn main:app --reload --port 8001
Isso iniciará o servidor na porta 8001 em vez da porta padrão 8000.
Verifique o terminal: Às vezes, limpar o terminal não encerra o processo em execução. Certifique-se de que o terminal está realmente parado usando Ctrl + C
para interromper qualquer execução ativa antes de tentar reiniciar o servidor.
Espero ter ajudado e bons estudos!