Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Problemas para criar sombra do astronauta. No vídeo do Illustrator/ grade de perspectiva

No vídeo sobre grade de perspectiva tem um momento em que o professor vai criar uma sombra para a ilustração do astronauta, primeiro ele cria uma nova camada e copia o astronauta sobre as demais camadas, unindo as partes desse novo astronauta com o pathfinder (pois é muito complexa) e depois coloca todo o preenchimento deste para preto e em seguida altera esta camada com a ferramenta de seleção de perspectiva. O meu problema é: Não consigo mudar o preenchimento desta camada para preto de jeito nenhum (continua sempre cinza) e também não consigo alterar a perspectiva com a ferramenta de seleção de perspectiva. Estou prezo nisso desde ontem! Agradeço a ajuda.

5 respostas

Hello? Alguém aí que poderia me dar uma ajuda?

solução!

Boa noite João!

Reproduzi o projeto e fiz os mesmo passos que o instrutor. Sobre sua dúvida de sempre ficar cinza, não é porque o preenchimento esta com opacidade?

Após dar um pathfinder no astronauta ele fica acinzentado, mas entrando na camada dele e selecionando o preenchimento nota-se que esta com opacidade. Ele pega essa opacidade por causa da viseira do astronauta.

Sobre o lance da perspectiva, também tive dificuldades para reproduzir, mas cheguei num jeito que consegui fazer a perspectiva.

Após executar o primeiro passo da opacidade, para conseguir fazer a perspectiva, entre na camada do astronauta e delete a viseira e o stroke (borda) do astronauta, feito isso você conseguira fazer a perspectiva.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Att,

Fábio Gushiken

ok Fabio agradeço a atenção. Vou tentar seguir os paços indicados mas de ante mão digo que não é a opacidade... O proprio professor passou por isso no video, notou a opacidade reduzida e corrigiu eu então imediatamente tente fazer o mesmo mas no meu programa estava 100%... ok vou tentar e volto aqui, obrigado mais uma vez.

UFA! Se vc não me fala pra apagar o stroke da viseira não iria seguir adiante jamais... Quando apaguei as formas da viseira, apliquei o pathfinder e consegui deixar tudo preto e usar a ferramente de seleção de perspectiva. Não sei os demais alunos, mas exatamente do jeito que está lá no vídeo não funciona... Problema resolvido.

Fala João!

Fico feliz que eu te ajudei em partes.

Sobre a primeira dúvida, eu refiz os passos e para mim o desenho ficou cinza (com opacidade) devido ao visor do astronauta que tinha opacidade.

Sobre usar o Pathfinder, quando utilizo essa ferramenta para juntar diversos objetos, para não dar ruim no meio desse processo, costumo juntar aos poucos, por exemplo:

No caso do astronauta, faria assim, entraria na camada do astronauta e selecionaria apenas o que esta no capacete e daria um pathfinder, depois faria esse mesmo processo com o corpo dele e assim por diante.

Quando há muitos elementos para juntar é capaz dele não reconhecer todos os objetos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Att,

Fábio Gushiken

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software