Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

15
respostas

Problemas para criar migration

Baixei o código do projeto para a aula 03, porém ao fazer junto com o professor a parte de relacionamentos e migrações, não consigo concluir a criação da tabela Produtos.

Ao efetuar o comando Add-Migration, não é retornado erro e qualquer mensagem e também não foi criada a pasta da migração. Baixei as seguintes versões: Microsoft.EntityFrameworkCore - versão 2.0.2 Microsoft.EntityFrameworkCore.SqlServer - versão 2.0.2 Microsoft.EntityFrameworkCore.Tools - versão 2.0.2

Alguém poderia me ajudar a solucionar este problema?

Obrigada!

15 respostas

Não sei se é seu caso, mas já tive um problema em gerar as migrations e resolvi abrindo o VS como Administrador e rodando os comando de add as migrations.

Olá daniellesdcastro!

Tente fazer o que o André recomendou. Depois nos diga se deu certo.

No aguardo.

Pessoal, desculpe a demora em responder. Eu já estava executando como administradora. Mesmo assim, fechei o VS e refiz o processo. O problema persiste. Nenhuma mensagem me é retornada ao rodar o comando Add-Migration para projeto.

Obrigada!

Certo. Coloque a flag --verbose depois do nome da sua migration. Com isso é para aparecer o passo a passo do processo.

Ei Fabiano, realmente o verbose mostrou o passo a passo do processo, porém a pasta com a migração não é gerada.

O retorno do comando é o seguinte:

PM> Add-Migration Inicial -verbose Using project 'Aulas\Aula1\CasaDoCodigo'. Using startup project 'Aulas\Aula1\CasaDoCodigo'. Build started... Build succeeded. C:\Program Files\dotnet\dotnet.exe exec --depsfile C:\Users\danielle.silva\source\repos\CasaDoCodigo\Aulas\Aula1\CasaDoCodigo\CasaDoCodigo.deps.json --additionalprobingpath C:\Users\danielle.silva.nuget\packages --additionalprobingpath C:\Microsoft\Xamarin\NuGet --additionalprobingpath "C:\Program Files\dotnet\sdk\NuGetFallbackFolder" C:\Users\danielle.silva.nuget\packages\microsoft.entityframeworkcore.tools\2.0.3\tools\netcoreapp2.0\ef.dll migrations add Inicial --json --verbose --no-color --prefix-output --assembly C:\Users\danielle.silva\source\repos\CasaDoCodigo\Aulas\Aula1\CasaDoCodigo\CasaDoCodigo.dll --startup-assembly C:\Users\danielle.silva\source\repos\CasaDoCodigo\Aulas\Aula1\CasaDoCodigo\CasaDoCodigo.dll --project-dir C:\Users\danielle.silva\source\repos\CasaDoCodigo\Aulas\Aula1\CasaDoCodigo\ --root-namespace CasaDoCodigo

Nada além disso acontece.

Bom, nesse momento só está fazendo o build.

Minha primeira sugestão é digitar o comando dotnet clean depois dotnet restore e após isso tentar fazer a migração novamente. A segunda sugestão é nos passar seu projeto para que eu possa dar uma olhada e ver o que está acontecendo.

No aguardo!

Eu fiz esta última tentativa, porém também sem êxito. Como faço para enviar o projeto?

Pode ser compartilhando seu github com esse projeto ou pode fazer um zip do deu projeto e colocar no dropbox ou google drive.

Ei Fabiano, bom dia! desculpe a demorar em disponibilizar o link. Segue o link para baixar o projeto.

https://drive.google.com/file/d/1lA4QzFBcm6dOx9dslwoqg9C5r6TUR0Z_/view?usp=sharing

Obrigada!

Olá Danielle!

Testei aqui seu projeto e ele funcionou normalmente. Criei a Migration e criei o banco de dados. Vou te passar o projeto com a migration. Espero que a partir desse projeto você consiga prosseguir nos estudos.

Só lembrando, não mexi em absolutamente nada no seu projeto. Só fiz o dotnet restore para o projeto reconhecer as dependências.

https://drive.google.com/file/d/1d5mZeSUZzY92wo_jY3-mlMqpSq-_hyO6/view?usp=sharing

Espero ter ajudado!

Engraçado Fabiano,

Pode ser alguma configuração no meu Visual Studio? Porque aqui, como mostrei a impressão do comando, nada ocorre. Em outros projetos consigo realizar a migração perfeitamente. Alguém teria ideia do que está ocorrendo?

Obrigada!

Olha, realmente é estranho isso. Todas as vezes que tive algum problema em fazer uma migration foi por culpa minha.

Mas o que eu poderia indicar é apagar a pasta .vs (está oculta) na raiz do projeto e/ou atualizar o Visual Studio. Se for alguma coisa além disso, não imagino o que possa ser.

Espero que isso não aconteça mais!

Bons estudos!

Obrigada Fabiano. Vou fazer essa tentativa e depois posto aqui.

Ei Fabiano! Eu segui a sua sugestão e apaguei a pasta oculta, porém o problema persistia. Eu estava utilizando o VS 2019. Mesmo você me enviando a pasta da migração, eu não conseguia atualizar o banco. Nenhum comando do entity parecia surtir efeito. Então, resolvi fazer uma tentativa com o VS 2017 e deu certo. Acredito que há alguma incompatibilidade entre a versão do AspNet.Core utilizada para o projeto e o VS 2019.

Um abraço, Danielle.

Olá Danielle!

Pode ser que tenha ocorrido algum bug por conta da versão do VS 2019. Está sempre atualizando a IDE?

Esse bug é bem bizarro, pois não tem problemas com o seu código. Outra coisa, poderia ser a falta da ferramenta para o design do banco de dados. Tente instalar o seguinte pacote: Install-Package Microsoft.EntityFrameworkCore.Design -Version 3.0.1

Algum outro projeto também está com esse mesmo problema?

Agora estou no aguardo para saber como anda essas migrations.