3
respostas

Problemas para configurar os IP nos VPCS no GNS3

Olá, Estou precisando de ajuda. Não consigo configurar os IP nas VPCS no GNS3, aparece a mensagem abaixo:

"PC1> ip 192.168.56.102 255.255.255.0 Checking for duplicate address... 192.168.56.102 is being used by MAC 00:50:79:66:68:00 Address not changed"

Parece que os IP já estão alocados por outros MAC pela VirtualBox. Tem alguma sugestão do que devo fazer?

Obrigado, Frefs

3 respostas

Olá Frederico,

Pela mensagem de fato está tendo um conflito do endereço IP alocado com um adaptor do Virtual Box. Uma sugestão, tente abrir o prompt de comandos e digite ipconfig para listar todos os adaptadores presentes. Feito isso, veja a lista de adaptadores do VirtualBox com seus respectivos endereços IP e no GNS3 coloque para o PC1 e o servidor, endereços IP diferentes dos já alocados para o VirtualBox porém que estejam na mesma rede, por exemplo, se o adaptador de rede do Kali Linux está com 192.168.56.1 e máscara 255.255.255.0. Qualquer endereço IP que comece com 192.168.56 estará na mesma rede e poderá ser alocado (contanto que já não esteja em uso por demais adaptadores do VirtualBox).

Abs

Não importa o IP que eu tente, dentro da mesma rede da máquina virtual do Kali Linux, todos dão o mesmo erro. Até quando eu coloco no modo brigde dá o mesmo erro.

Entendi, você conseguiria fazer um teste com outra versão do GNS3 ou em outra máquina? Fiz algumas pesquisas nos fóruns do próprio GNS3, mas ainda não encontrei o que pode estar ocasionando esse erro.