2
respostas

Problemas nos pontos ao iniciar o jogo

olá !! boa noite tudo bem ? Alguém poderia me ajudar? A pontuação do meu jogo não retorna a 0 quando iniciado, sendo assim, a pontuação é acumulativa. Gostaria de saber o que posso ter feito de modo errado. A minha tentativa foi adicionar um ultimo bloco, no qual quando pressionada a tecla " espaço" o placar volta a 0. Se pudessem me ajudar, ficaria muito grata !

https://scratch.mit.edu/projects/568116754

2 respostas

Olá Yasmin, como vai?

Já sei o que aconteceu pra dar esse bug no seu projeto.

No bloco de código inicial da bolinha onde zera a pontuação você acabou utilizando o código adicione 0 a meus pontos e adicione 0 a pontos oponente, esse controle pega o valor de pontos que já existe e acrescenta 0, por isso não tem a alteração dos pontos ao iniciar a partida. Para corrigir isso vamos trocar esses dois códigos por mude meus pontos para 0 e mude pontos oponente para 0, que farão com que o valor das variáveis sejam zeradas assim que que iniciar o jogo. O código ficaria assim:

Print do código do scratch com a alteração dos blocos de código

Fazendo isso sua pontuação vai voltar a funcionar como o esperado. Testa aí e depois me fala o que achou.

Parabéns pelo projeto e pela solução que você achou pra resolver o bug, você fez exatamente o que precisava para zerar os pontos, porém de outra maneira. Agora basicamente é só você pegar o código que você já fez pra funcionar quando a tecla de espaço for ativada e colocar quando o jogo for iniciado.

Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)

Caso esta resposta tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucionado ✓.Bons Estudos!

Olá Yasmin, tudo bem?

Acredito que encontrei a solução. Vi que você colocou "adicione 0 a meus pontos", desta forma toda vez que o jogo inciar ele irá "somar" (adicionar) 0 a pontuação. Basta você mudar para "mude meus pontos para 0", desta forma a pontução será alterada para o valor 0, sempre que o jogo iniciar. Espero ter ajudado, abraço.

Original: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeResolução:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade