Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Problemas na utilização do Gulp

Boa noite! Recentemente estive utilizando o Gulp para aprender sobre automação front-end, porém a versão utilizada no curso é a versão 3.9.0, o que aparentemente não teria problema (mesmo o gulp estando na versão 4+ já).

Porém, eu utilizo a versão 14 do Node.js e como não quero trocar a SO do pc para trabalhar no linux, e nem voltar a versão do node, eu preciso utilizar o gulp v4+ :'(

As mudanças, apesarem de sutis em primeira vista são enormes (a ferramenta melhorou bastante pelo que pude ler). Eu quebrei a cabeça 3 dias para entender o gulp 4 do zero mas creio que é simples de se explicar em um novo curso, ou até mesmo uma aula de "reforço" da Alura. Trago aqui uma sugestão pois mesmo que eu tenha ido trabalhar no Linux para acompanhar as aulas, ficou ruim de aprender em um sistema operacional com uma ferramenta não atualizada (no caso do node.js) apenas para acompanhar o curso :/

O curso é ótimo, o professor fabuloso, mas infelizmente quem trabalha com o Node.js na versão nova (a versão 14 que aceita os módulos) precisa fazer uma grandissima gambiarra para utilizar a versão 3.9. do Gulp, ou aprender do zero a versão 4.0

Tirando isso, estão de parabéns pelas aulas, a ideia de deixar as coisas assícronas (o que no novo gulp está muito mais simples) me interessou bastante :D

Att,

3 respostas

Eu percebi que é um defeito meu em javaScript também! Vou terminar os cursos de java script e depois eu volto pro Gulp para ver se melhora :D

solução!

Oi, Andre´, tudo bem?

Quem bom que tem gostado do curso. Sobre a versão do node e do import, não precisa necessariamente utilizar a versão instável do Node para utilizar os módulos da linguagem. A versão 12.18 permite que utilize :}}

O curso merece uma atualização sim, você pode sugerir aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwKyaSvuFXK9SmMJoLPuYAS2qD_XAAnZPxMZij9qVeflbhBg/viewform

Qualquer dúvida é só falar!

Vish maria Laís agora que vi kasdkaskdk Eu acabei que descobrei que não precisava usar os módulos, eu que tinha feito errado a configuração do gulp que me forçou a utilizá-los!

Vi que a formação front-end foi descontinuada, como já estou quase no final vou deixar a sugestão no endereço que falou e esperar as próximas atualizações :D

Muito obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software