Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Problemas na Instalação e Configuração!

Olá,

Estou com sérios problemas para montar todo o ambiente para eu usar o Rails. Eu uso um Macbook pro, logo ele já vem com Ruby instalado, porém eu não conseguia instalar o Rails diretamente, pois dizia que eu não possuía a permissão. Então procurando pela internet decidi instalar a RVM, porém deu uma série de erros, tentei instalar trocentas vezes, assim como fiz com versões do Ruby e do Rails. E agora estou totalmente perdido. Alguém sabe uma forma de eu limpar tudo?

Pois eu estou com a RVM, RBENV, mais a versão Nativa do OS X, e não sei o que está acontecendo... As instalações aparentemente estão todas corretas, porém o Rails não consta na lista de nenhuma versão, não consigo chama-lo e quando eu instalo diretamente com o sudo gem install rails, ele diz que instalou, mas não roda. Já estou completamente perdido no que está acontecendo no meu pc e etc.

Me ajudem por favor, estou muito querendo aprender até para ajudar em projeto na minha empresa!

Desde já agradeço!

6 respostas
solução!

Olá José,

O ideal é você limpar tudo mesmo e tentar instalar novamente.

Primeiro será necessário desinstalar o RVM:

1) No terminal digite o comando rvm implode. Este comando desinstalará todas as versões do Ruby que foram instaladas com o RVM e removerá o diretório /rvm.

2) Ainda no terminal digite o comando gem uninstall rvm. Este comando desinstalará a gem do RVM.

3) O RVM se propaga nas variáveis de ambiente para conseguir ser carregado, então é necessário limpar a variável PATH também. Verifique nos arquivos .bashrc, .profile e .bash_profile se tem algum resquício de configuração do RVM e se tiver delete de lá. Cuidado só pra não deletar outras coisas.

4) Se tiver o diretório /etc/rvmrc e/ou o arquivo ~/.rvmrc, remova-os também.

Remover o rbenv:

1) No Terminal digite o comando brew remove rbenv

2) Delete o diretório ~/.rbenv.

3) Verifique nos arquivos .bashrc, .profile e .bash_profile se tem algum resquício de configuração do rbenv e se tiver delete de lá.

4) Feche o Terminal e abra novamente.

Conferir se o ambiente está limpo e atualizar o sistema:

Neste momento acredito que seu ambiente estará limpo.

1) Veja se você consegue verificar a versão do Ruby rodando o comando ruby -v no Terminal.

2) Atualize seu homebrew para ter as fórmulas mais recentes rodando o comando brew update.

3) Rode também o comando sudo gem update --system para atualizar o sistema do Rubygems.

4) Tente instalar o Rails novamente: gem install rails ou sudo gem install rails.

Qualquer erro que der nesse processo poste aqui o erro completo e os passos que você conseguiu fazer para tentarmos te ajudar.

Abraço!

Eu queria instalar a versão mais nova do Rails, no caso a 5.0.1, porém diz que não é compativel com o Ruby 2.0.0 da minha maquina. Tem alguma forma de eu atualizar o Ruby ou terei que instalar via RVM o Ruby mais atualizado para usar o Rails 5?

Opa José,

Se você só quer atualizar o Ruby sem precisar de versões anteriores, é só rodar o brew install ruby que o homebrew vai instalar a versão mais recente do Ruby.

Depois é só fechar e abrir o Terminal que você verá que o Ruby foi atualizado.

Abraço!

Eu fiz isto porém ele diz que já está instalado, mas a versão não está atualizada quando digito ruby -v.

Como está seu .bash_profile, .bashrc, .profile? Se não tiver algum deles não tem problema.

Abraço!

Consegui finalmente atualizar e instalar tudo certinho!

Muito obrigado Joviane pela ajuda!