Estou utilizando Linux Ubuntu. Fui tentar instalar o virtualenv através do comando -> pip install virtualenv e apareceu o seguinte erro abaixo:
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou utilizando Linux Ubuntu. Fui tentar instalar o virtualenv através do comando -> pip install virtualenv e apareceu o seguinte erro abaixo:
Olá, Osvaldo! Tudo bem?
Pela imagem que você compartilhou, parece que você está enfrentando um erro relacionado ao gerenciamento de pacotes no seu sistema Ubuntu. O erro indica que o ambiente é gerenciado externamente e sugere a instalação de pacotes Python usando o apt ou a criação de um ambiente virtual não empacotado pelo Debian usando o módulo venv.
Para resolver esse problema, você pode seguir as instruções fornecidas na própria mensagem de erro. Aqui estão os passos que você pode tentar:
Instalação do pacote usando apt: Se você deseja instalar o virtualenv em todo o sistema, você pode usar o gerenciador de pacotes apt com o seguinte comando:
sudo apt install virtualenv
Criação de um ambiente virtual com venv: Se você preferir criar um ambiente virtual sem usar pacotes empacotados pelo Debian, você pode fazer isso com o módulo venv que já vem com o Python 3. Para isso, execute os seguintes comandos:
python3 -m venv /caminho/para/novo/ambiente/virtual
E para ativar o ambiente virtual, use:
source /caminho/para/novo/ambiente/virtual/bin/activate
Após ativar o ambiente virtual, você pode instalar pacotes usando pip sem afetar o sistema operacional principal.
Lembre-se de substituir /caminho/para/novo/ambiente/virtual pelo caminho onde você deseja criar o ambiente virtual.
Espero que essas instruções ajudem a resolver o problema.