quando estou dentro do terminal e tento passar algum comando aparece a seguinte mensagem: não é reconhecido como um comando interno ou externo , um programa operável ou um programa ou um arquivo em lotes, alguém poderia me ajudar ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
quando estou dentro do terminal e tento passar algum comando aparece a seguinte mensagem: não é reconhecido como um comando interno ou externo , um programa operável ou um programa ou um arquivo em lotes, alguém poderia me ajudar ?
Oi Rodrigo, tudo certo?
1 - Qual comando que você está dando?
2 - Outros comandos (ls, dir, cd) também dão essa mensagem?
3 - Windows?
4 - Se Windows, instalou o RubyInstaller, de acordo com a versão do seu Windows (32 ou 64bits)? http://rubyinstaller.org/
5 - Ruby instalado todo bonitinho, da o comando ruby -v no terminal. Com isso deve ser mostrado a versão do Ruby que foi instalada.
Vai me falando como que está indo.
Abcs!
Oi Natan,é Windows já tentei vários comandos principalmente o -v porém sempre aparece essa mesma mensagem,instalei em outro computador aqui em casa e o problema persiste,obrigado pela atenção.
Rodrigo,
Mas os comandos normais como ls ou cd funcionam?
Na instalação do RubyInstaller, você marcou a opção "Add Ruby exec...(...)" ? Igual na imagem abaixo:

Abcs!
oi Natan,problema resolvido ,reinstalei do jeito recomendado por você e agora o terminal responde aos comandos,obrigado!