Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Problemas na instalação...

Olá, estou com problemas na instalação do oracle 12c: não consigo iniciar o assistente de instalação... sempre aparece esse erro. Alguém tem solução, por favor?

[INS-35955] O home do software do Database (C:\12c\WINDOWS.X64_213000_db_home) já está registrado no inventário central. Essa ferramenta só pode ser usada em um home do Database não registrado.

5 respostas

Olá Mauricio, tudo bem?

Você poderia fornecer mais detalhes?

  • Essa é a primeira tentativa de instalação ou você já tentou outras vezes?
  • Você já instalou outras versões do Oracle na sua máquina?
  • Qual a versão do seu sistema operacional?

Aguardo o seu retorno!

-Já tinha outro Oracle instalado na máquina dos cursos anteriores. -Porém, no deccorrer do curso, efetivei a desistalaçao a pedido do orientador, e instalei a 'nova versão' oracle 12c que seria ministrado nos próximos módulos, porém, ao final dessa instalação a máquina travou e não efetivou a instalação completa. -reiniciei o processo de instalação novamente, e a partir daí não consegui mais instalar. o Assistente de instalação do oracle abre com esse erro. -meu windows é o 10.

solução!

Certo Mauricio, quando é realizado a desinstalação do Oracle e na máquina ainda existam resquícios, ao tentar realizar novamente a instalação conflitos são gerados e a instalação realmente não é finalizada, aparentemente existem resquícios no seu computador da tentativa de instalação que falhou.

Então é necessário que você verifique e remova todos os resquícios antes de tentar instalar novamente, então você pode seguir esse passo a passo para verificar e remover o Oracle completamente da sua máquina:

1. Desinstale o Oracle Database;

2. Abra o Editor de Registro do Windows;

3. Exclua a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Oracle;

Excluindo a pasta Oracle do editor de registros

OBS.: Ao clicar com o botão direito em cima da pasta, aparecerá a opção de excluir.

4. Se você estiver usando um Windows 64-bits, exclua também a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Wow6432Node/Oracle;

Excluindo a pasta Oracle

5. Exclua todas as referências para serviços Oracle dentro desta parte do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Services;

excluindo todas as pastas de serviços que tem referencia ao Oracle

OBS.: Exclua apenas serviços que tem relação com o Oracle.

6. Reinicie o seu computador;

7. Exclua a pasta "C:\Oracle", ou a pasta configurada como ORACLE_BASE;

8. Exclua a pasta "C:\Program Files\Oracle";

9. Exclua a pasta do Oracle do menu iniciar;

10. Esvazie a pasta "C:\Temp";

11. Esvazie a Lixeira.

Tenha cuidado ao editar os registros do Windows, para não excluir os registros errados. Em seguida tente instalar novamente o Oracle XE Database.

Qualquer dúvida é só falar Mauricio!

Oi Danielle, obrigado pela ajuda! Fiz esses procedimento que você relatou e não deu certo(no meu caso). Porém, pesquisando pela internet, encontrei outros complementos para o meu problema. Além das suas dicas, tive que complementar com outras dicas para reinstalar o Oracle de novo.

Entre eles estão:

  • retira o oracle home do menu iniciar do windows que no meu caso estava na pasta: C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs

  • Removi também o SQLDEveloper e todas as suas pastas e referências. (não sei se tem efetividade realmente!)

  • Removi até o Java que tinha instalado junto com o Oracle. (não sei se tem efetividade realmente!)

  • Se você estiver usando um Windows 64-bits: remover as pastas que fazem referência a esse tipo de instalação Oracle.

  • A reinstalação, no meu caso, demorou 35 minutos. Então, tem que ter paciência e não parar o processo

FIcou tudo certo. Consegui reinstalar o Oracle no meu pc e todas as ferramentas para utilização no curso.

Tomara que essas dicas ajudem outros alunos!

Obrigado!

Fico feliz em saber que você conseguiu resolver o seu problema e compartilhou a solução aqui com a gente Mauricio, isso poderá ajudar outros alunos que passem pelo mesmo problema :)

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software