1
resposta

Problemas na importação da URL

Saudações!

Gostaria de solicitar uma ajuda. Estou tendo problemas para importar o JSON pela URL fornecida na aula de Conexão Web - https://caelum-online-public.s3.amazonaws.com/1927-powerbi-tratando-dados-powerquery/olist_products_dataset.json. O PBI não o localiza ou simplesmente não o reconhece.

Fora ofertada uma solução no tópico Complemento - Conexão Web: baixar uma base de dados em .csv, importar para o Google Drive e gerar a URL de compartilhamento. Todavia, é preciso informar que o conteúdo contido nesta base não é o mesmo apresentado nas lições, fato este que inviabiliza o prosseguimento das aulas.

Uma sugestão para a mitigação do problema fora ofertada por Giovanny Carvalho, cuja dica transcrevo abaixo:

"Acessar a URL no navegador (assim como o instrutor), COPIAR todo o conteúdo na pagina, COLAR num editor de texto sem formato, tipo notepad++ ou VSCode e salvar na mesma pasta dos outros arquivos que você baixou com o nome "olist_products_dataset.json" (ou outro que você queira). Após esse processo, vc poderá fazer a importação do arquivo .csv que você acabou de gerar."

Infelizmente, para meu desprazer, a dica do colega não funcionou para mim. Se alguém conseguiu resolver este embaraço, por favor me auxilie na questão.

Agradeço desde já!

1 resposta

Olá Mateus, tudo bom ? Então, vou colocar o passo a passo que utilizei para resolver esse problema com fotos para tentar te ajudar.

1 - Após acessar o site onde estão os dados, copiei todos e em seguida transferi para um bloco de notas https://caelum-online-public.s3.amazonaws.com/1927-powerbi-tratando-dados-powerquery/olist_products_dataset.json

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade2 - Feito isso , vá em Arquivo/File , Salvar Como/Save as, e ai sim coloque o nome do arquivo " olist_products_dataset.json " e escolha Salvar como > All Files / Todos os tipos Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade3 - Importe novamente pelo POWERBI escolhendo a opção JSON e aguarde, realmente demora mais do que o comum, porém ele consegue pegar os arquivos Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEspero que tenha te ajudado