Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Problemas na execução de vídeos - todos os cursos

Estou com problemas na execução de vídeos da Alura. Já faz umas 2 semanas que observo uma maior lentidão na execução de vídeos, mas esta semana está praticamente impossível assisti-los. Ou dá erro ou ele baixa apenas alguns segundos e depois fica carregando. Ontem, assisti a duras penas 1 min de vídeo e depois já travou.

Detalhes: isto acontece em diversas redes, seja do meu celular, da internet de minha casa (cabeada), ou da rede da empresa onde trabalho. Já testei também por diversos navegadores e o erro permanece, indicando lentidão no servidor.

2 respostas

Oi Eduardo,

A gente migrou de servidor de vídeos nessas últimas semanas. Mas o feedback em geral tem sido bem positivo, é um servidor mais rápido. Uma pena que tenha piorado pra você.

Qual cidade você está? E sabe dizer quais provedores de internet são usados nesses testes?

Alguns alunos que citaram problemas comentaram que a TIM às vezes bloqueia o servidor, e que a troca de DNS resolve.

O seu caso parece mais de lentidão, então talvez não seja o mesmo, de bloqueio. Se você tiver disponibilidade pra testar uma VPN, só pra gente ver se é algo nas redes daí.

Um pouco mais sobre soluções possíveis: https://suporte.alura.com.br/article/117-videos-bloqueio-lentos

solução!

Obrigado pelo retorno, Sérgio.

Estou em Campinas/SP e os provedores que utilizo são vários, sendo TIM, NET e Vivo, dependendo de onde estou acessando. Como esta lentidão passou a ocorrer nas últimas semanas acredito que tenha mais a ver com a migração de servidor ocorrida, até porque as condições que acesso (dispositivo, navegador, provedor) são variadas, mas o problema é o mesmo.

Como no momento estou no serviço não tenho muita autonomia para utilização de VPNs e Proxys. Mas tentarei utilizar de casa como tentativa de melhora.

O que notei: pelo Mozilla é praticamente impossível acessar. Pelo Chrome e Edge melhora um pouco, mas o vídeo ainda fica picotado. Além disso, a lentidão é apenas nos vídeos, o site e respectivos conteúdos está com ótima performance.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software