Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Problemas na compilação do LESS

Já lhe enviei um e-mail, mas resolvi postar aqui no fórum.

Estou com problema para compilar arquivos .less que possuem @import.

Tenho um arquivo variaveis.less, este arquivo está sendo importado dentro do index.less. Dentro do index.less tenho vários outros arquivos importados .less que fazem referência as variaveis.less.

Ocorre que a compilação não ocorre neste caso, os outros imports não conseguem ler as variáveis.

Segue link com o exemplo para baixar: https://drive.google.com/open?id=0B90IR-riynGlbnl5OWxLUFZackU

2 respostas
solução!

Oi Rodrigo,

Dei uma olhada no seu projeto, rodei ele e vi o erro do less =)

Uma coisa que eu vi é que todos os arquivos less viram um css. Isso quer dizer que até mesmo aqueles arquivos que só têm variáveis e mixins estão virando um css. Isso faria todo sentido se tivesse uma tag link incluindo esses CSSs lá no html. Mas não tem. Esses arquivos less que a gente só usa pra importar em outros arquivos less não precisam virar CSSs.

Aí vc pode me perguntar como isso tá relacionado com o seu erro. O que acontece é que você pediu para transformar o arquivo geral.less em geral.css. Em geral.less você não faz nenhum @import mas usa uma variável que está em outro arquivo. Importar o arquivo com as variáveis vai fazer o less compilar bonitinho, porém, não acho que seja a melhor solução. O que você pode fazer é nunca transformar em css os arquivos que vão só ser importados em outros less. Você precisará mudar sua regra lá no Gruntfile. Aqui um exemplo onde eu nunca vou transformar nenhum arquivo na pasta helpers:

    less: {
      compilar: {
        expand: true,
        cwd: 'public/less',
        src: ['**/*.less', '!helpers/*.less'],
        dest: 'public/css',
        ext: '.css'
      }
    }

Aí sim hein Artur, funcionou perfeitamente! Valeu pela dica! Obrigado mesmo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software