Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

10
respostas

Problemas na animação do personagem com Mocap.

Não estou conseguindo fazer com que o meu personagem execute os mesmos movimentos do esqueleto do mocap. Mesmo depois de mapear o novo esqueleto e seleciona-lo para que o meu personagem siga seus movimentos, ele não segue. Não aparece qualquer tipo de erro ou coisa parecida.

10 respostas

Oi Diógenes, tudo bom?

Qual o erro que aparece quando você seleciona o esse novo esqueleto?

Não aparece nenhuma mensagem de erro, o Maya aceita a o novo esqueleto, mas sempre que coloco pra rodar a animação o esqueleto importado se mexe enquanto o personagem fica estático.

Você pode ter esquecido de mapear o novo esqueleto para o seu Human IK ou pode ter esquecido de mudar a propriedade source que indica qual esqueleto o seu modelo deve utilizar.

O source é certeza de que eu mudei, com relação ao mapeamento, o máximo que eu acredito que eu possa ter feito de errado foi ter mapeado alguma coisa de forma errada. Eu ainda fiz o mapeamento duas vezes, mas não funcionou (deletei o esqueleto e importei novamente).

Você tentou usar alguma outra animação para ver se o problema não é da animação que você baixou?

Eu não testei isso Ricardo, vou baixar outra animação e fazer todo o mapeamento e testar o mais rápido possível e lhe dou um feedback

Infelizmente não funcionou. Pode ter alguma coisa haver com o esqueleto do personagem em si ao invés do esqueleto que eu baixei?

Pode sim, se ele não foi riggado corretamente, ou se o maya não entendeu como o esqueleto deve funcionar a animação pode não ser executada pq o esqueleto não está corretamente configurado.

Caso seja isso eu teria que deletar o esqueleto e refazer todo o trabalho de rigging?

Não acho que seria preciso deletar ele por completo, em um caso de trabalho normal. Mas como você está aprendendo e pode ter pulado algum passo, talvez seja melhor vc assistir a aula e dessa vez ir fazendo junto com o instrutor.