5
respostas

Problemas Instalacao Android Studio

Bom dia pessoal. Segui estritamente os passos para preparação do ambiente do curso React Native. Instalei o Choco, Node, jdk e python( na verdade já tinha versões mais recentes instaladas). Mas as instalei mesmo assim. Instalei o Yarn e por fim o Android Studio. Na 1a vez da instalação tive problemas ao rodar o emulador. Relatava problemas com o acelerador do processador. Pesquisei por problemas semelhantes na web. Configurei em minha bios a habilitação do acelerador do processador. Reinstalei tudo novamente. Ai veio outro problema. Ele relata que estou sem espaço em disco (tenho 18 G livres). Instala o Android Studio mas não ocorre se desejo fazer instalação custom. Vai direto. Após a instalação o AVD não e instalado. Quando vou ao SDK Manager para fazer as devidas configurações (de acordo com o tutorial do curso) tenho a seguinte mensagem: WARNING: There might be insufficient disk space to perform this operation. Estimated disk usage is presented below. Consider freeing up more disk space before proceeding. The following components will be installed:

  • Intel x86 Atom_64 System Image revision 10
  • Android SDK Platform 23 revision 3
  • Android SDK Build-Tools 23.0.1 version 23.0.1
  • Google APIs Intel x86 Atom_64 System Image revision 30
  • Google APIs revision 1
  • SDK Patch Applier v4 (Required by Intel x86 Atom_64 System Image, Google APIs Intel x86 Atom_64 System Image)

Ocorre que tenho 16,2 GB. Após esta mensagem dou um ok e é reportado o erro:

Your Android SDK is missing, out of date or corrupted.

Preciso muito criar este ambiente de desenvolvimento. No meu trabalho estou começando a trabalhar com isto e já estão me cobrando produtividade. Obrigado. Disk usage:

  • Estimated download size: 1,0 GB
  • Estimated disk space to be additionally occupied on SDK partition after installation: 4,2 GB
  • Currently available disk space in SDK root (C:\Users\Eduardo Lobo\AppData\Local\Android\Sdk): 0 B
5 respostas

Fala aí Eduardo, tudo bem? Bom, realmente parece ser um problema referente ao hardware da sua máquina, você precisa de mais espaço, os emuladores do Android costumam consumir bastante espaço.

No meu mac, o meu emulador do Android atualmente está ocupando quase 5GB (Sim, eu sei que é menor do que seus 16GB).

Esse erro deve ser por questões de segurança do Android Studio e por ter muito pouco espaço, pode ser que algumas informações estão se corrompendo.

Minha sugestão: Se você tiver um celular Android, pode estar testando diretamente nele, através do Android Studio é possível usar seu celular pela conexão USB.

Espero ter ajudado.

Bom dia Matheus. Bem, vou tentar. De qualquer forma não e a situação ideal. Tenho 2 partições. A 2a tem em torno de 113GB livres. Inclusive fiz a instalação do Android Studio lá também. Com o mesmo erro. Mas parece que ele busca espaço onde são instalados do SDK. Neste caso ele instala direto no C. Consigo forçar toda a instalação no E: ?

Você pode mover a pasta do SDK para outra partição e depois alterar a variável de ambiente ANDROID_SDK_HOME.

Neste post tem mais algumas dicas

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-avd-manager-como-trocar-o-caminho-da-pasta-29436

Na instalação na há alterações nos registradores do sistema? Movendo a pasta em questão não se altera o comportamento da aplicação? Considerando, é claro, a atualização da variável de ambiente.

Fala aí Eduardo, tudo bem? É possível alterar o PATH do sdk sim, isso pode ser feito nas configurações de estrutura do seu projeto, mexendo na localização do SDK.

Desculpa a demora para responder, tive alguns problemas no meu email.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software