Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Problemas envolvendo mysql e ubuntu 18.04 - como solucionei

Eu engasguei na parte do curso onde o instrutor instala o mysql. Acho que combinou minha máquina já ter restos de instalações anteriores com algum problema nos pacotes do repositório. Tô usando o ubuntu 18.04 e o mysql do repositório é o 5.7.

Peguei erros de autenticação algumas vezes. Tentei limpar tudo e reinstalar seguindo aquele guia do digitalOcean, que acho bem enxuto. Daí o pacote não queria sair mais da minha máquina (problema ao dar apt remove --purge mysql-server). Tentei instalar o mariadb do repositório (10.1) e fiquei no meio do caminho novamente,

O que resolveu o problema foi ir ao site do mariadb, adicionar o repositório deles (v10.3), e instalar via apt. Funcionou de primeira, o driver pra mysql instalado via npm reconhece o banco normalmente. Aliás no npm tem o driver pro próprio mariadb, qualquer hora instalo pra testar se funciona igual. =]

4 respostas

Opa Bruno, fico feliz que tenha resolvido. Quando tiver problemas como estes durante os cursos, fica a vontade pra postar aqui tá bem? Aliás, eu não vi, mas você postou em algum lugar aqui que estava com problemas?

Oi Wanderson! Referente a este problema eu não cheguei a postar não. Foi por estar ciente de que tinha alguma coisa cheirando mal aqui entre meu mysql e o apt, heheheh

Aí depois de resolvido vim dar uma olhada, e notei que um ou outro tópico similar fora criado.Avisarei se encontrar outras dificuldades, não se preocupe ;]

solução!

Houve um problema seguinte: Liguei minha máquina hoje e o mariaDB não queria mais subir. Aí descobri que o appArmor costuma encrencar com ele. Não sei o porquê de não ter acontecido antes. Mas solucionei o problema mandando o appArmor deixar o /usr/sbin/mysqld em paz: https://askubuntu.com/questions/750604/why-does-mariadb-keep-dying-how-do-i-stop-it?rq=1

Hm, entendi, boa Bruno! Obrigado por compartilhar aqui com a gente.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software