1
resposta

Problemas em gráfico de barras clusterizado no Power Bi

Olá....estou trabalhando em um projeto no Power Bi e utilizo muito os gráficos de barras clusterizado. Porém esse erro está acontecendo em quase todos ! Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Basicamente, os valores do eixo y que aparecem são referentes aos valores do eixo x, porém repetidos e não de 0 > como se espera. Já tentei mudar em rótulos e também no Visual -> Eixo y -> Faixa, alterando o mínimo e o máximo sem resultado. Já olhei os relacionamentos e os valores da tabela, a princípio está tudo certo. Alguém teria alguma dica para me ajudar?

1 resposta

Oii, Laura! Tudo bem?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Isso pode acontecer por alguns motivos, inclusive problemas na configuração do campo ou de agregação. Deixo abaixo alguns pontos para você revisar, que podem ocasionar esse bug:

  1. Veja se os dados que estão sendo usados no eixo Y são numéricos e Contínuo. Se os dados, por exemplo, estiverem como categóricos podem causar esse tipo de problema.

    • Vá para o painel de visualização do gráfico.
    • Selecione o eixo Y e verifique se a opção "Tipo de Eixo" está configurada como "Contínuo" em vez de "Categórico".
  2. Faça uma revisão no campo usado no eixo Y, se está configurado como uma medida agregada (como Soma, Média, etc.). Para isso:

    • Clique no gráfico.
    • No painel de "Campos", clique na seta ao lado do campo usado no eixo Y.
    • Escolha uma opção como "Soma" ou "Média".
  3. Em Modelo de exibição, veja se os valores do eixo X e Y estão corretamente associados nos relacionamentos entre tabelas:

  4. Ajuste a faixa do eixo Y manualmente:

    • Clique no gráfico, vá até o painel de "Formato" (ícone de rolo de pintura).
    • Na seção "Eixo Y", ajuste o Mínimo para 0 e o Máximo de acordo com os valores esperados.

Se nada funcionar, tente recriar o gráfico do zero. Pode ser que alguma configuração tenha sido alterada acidentalmente e atualize o power bi se necessário, para que todas as funcionalidades atualizadas.

Espero que as sugestões sejam um bom ponto de partida.

Até mais, Laura!