Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Problemas de Configuração

Bom dia, pessoal do Alura. Eu tenho enfrentado um problema logo no começo do curso de Python Pandas: Tratando e Analisando Dados. Ele pede para eu executar uma série de ações no vídeo de Instalação do Anaconda dentro das configurações do Meu Computador. Eu segui passo a passo, porém quando eu faço a verificação 'python' no prompt de comando, ele me envia para a Loja da Microsoft ao invés de reconhecer o programa. O que eu faço nessa situação?

2 respostas
solução!

Oii Pedro, tudo bem?

Não era pra estar acontecendo esse problema, talvez tenha ocorrido algum problema interno, mas outra forma de conferir se o Python está instalado é fazendo esse passo a passo:

Abre a aba do windows e na lateral esquerda você tem uma engrenagem, que representa as configurações, seleciona "Configurações"

Selecionando a aba de configurações do Windows 10

Em configurações, você vai selecionar "Aplicativos", para poder ver todos os aplicativos instalados na sua máquina

Aba de configurações, com uma caixa em vermelho indicando onde está a aba de aplicativos, onde vamos usar

Com a aba de Aplicativos aberta, temos uma aba de pesquisa onde você pode digitar "python" e ele vai mostrar se existe na sua máquina e se sim, qual a versão instalada. Se não aparecer nada, ele não instalou. Mas devido à sua situação, recomendo que se ele aparecer, você desisntale ele e instale novamente. No passo 4 vou mostrar como desinstalar.

Procurando python nos aplicativos instalados no computador

Clicando em cima de Python com o botão esquerdo do mouse, ele vai aparecer a opção de desinstalar, como mostro na figura, e você segue o processo de desinstalação padrão.

Depois de clicar em Python 3.9.0, minha versão instalada, temos as opções de modificar ou desisntalar o python do computador, com uma seta vermelha feita por mim para dar destaque no botão de desinstalação

Depois desse passo a passo, você pode tentar instalar ele novamente, usando esse tutorial aqui, onde a Millena explica como instalar o Python 3.8 e o Anaconda, com todas as configurações necessárias.

Caso retorne esse problema, podemos fazer uma investigação mais a fundo, estarei aqui para o que precisar!

Bons estudos ^^

Muito obrigado, Sthefanie. O meu Python realmente não estava instalado (por algum motivo), então instalei ele diretamente pelo link que você fixou e agora todos os comandos estão funcionando adequadamente. Agradeço mesmo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software