Olá, Yasmin, o colega Khayo B. Lima, fez as colisões sem utilizar biblioteca assim:
function verificaColisaoRaquete(){
if(xBolinha < xRaquete + raqueteComprimento
&& yBolinha - raio <
yRaquete + raqueteAltura
&& yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function verificaColisaoRaqueteOponente(){
if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha + raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
Não esqueça de verificar se as suas variáveis têm o mesmo nome (inclusive as letras minúsculas e maiúsculas) ou se será necessário ajustar.
Link para o tópico do Khayo, com o código completo:
https://cursos.alura.com.br/forum/topico-bolinha-nao-tem-colisao-sem-biblioteca-202224
Espero ter ajudado. Bons estudos!