4
respostas

Problemas com objeto .JSON | Curso Power BI Desktop: tratamento de dados no Power Query

Olá pessoal! Tudo bem?

Estou com um probleminha no meu Power BI: estou na etapa de transposição de tabela do tratamento do arquivo .JSON, e não estou conseguindo aplicar as alterações feitas, estou tendo o seguinte problema:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Esse problema ocorre após uma quantidade enorme de tempo que o app leva pra tentar aplicar e não consegue, alguém pra me salvar?

4 respostas

Olá Gabriel, como vai?

Esse erro geralmente indica que há falta de memória para concluir a operação no Power BI. Antes de abordarmos essa questão, sugiro algumas ações:

  1. Feche programas desnecessários: Certifique-se de que não há outros programas abertos que possam estar consumindo memória. Encerre tudo que não seja essencial para liberar recursos.

  2. Reinicie o Power BI: Às vezes, reiniciar a aplicação pode liberar memória e resolver o problema.

  3. Reinicie o computador: Em alguns casos, reiniciar o computador pode solucionar problemas temporários de memória.

Se o problema persistir, proponho a seguinte operação.

  • No explorador de arquivos do Windows, acesse o diretório C.
  • Abra a pasta "Usuários".
  • Acesse a pasta correspondente ao seu usuário.
  • Abra a pasta "Microsoft".
  • Vá para a pasta "Power BI Desktop Store APP".

Nessa pasta, você encontrará diversas pastas relacionadas aos arquivos do Power BI. Recomendo excluir os arquivos contidos nas pastas "AutoRecovery", "Cache", "ExtensionCache", "LuciaCache", "LuciaIndex" e "TempSaves". Essas pastas contêm arquivos temporários que afetam o desempenho do aplicativo. Quando esses arquivos se acumulam, podem causar erros de memória.

Captura de tela do explorador de arquivos. As pastas "AutoRecovery", "Cache", "ExtensionCache", "LuciaCache", "LuciaIndex" e "TempSaves" estão destacadas em vermelho.

Espero que uma dessas sugestões resolva o problema que você está enfrentando.

Lembre-se de salvar seu trabalho antes de fazer qualquer alteração para evitar perdas de modificações.

Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Fiz todos os passos propostos e o problema persistiu =/

O engraçado é que monitorei o uso de memória e o único pico que teve foi bem no começo da 'aplicação', quando a mensagem apareceu dessa vez o uso estava em mais ou menos uns 65% (minha RAM total é 10 GB)

Mais alguma dica? Reinstalar?

Como não tive resposta decidi seguir com o curso e baixar o arquivo do instrutor mesmo, e aparentemente consegui fazer aplicações no arquivo. Pelo visto quando o arquivo é recuperado não é possível fazer alterações. Se alguém puder esclarecer isso pra eu fechar o tópico...

Oi Gabriel, como vai?

Peço desculpas pela demora em responder.

Ao baixar o arquivo, o caminho associado permanecerá vinculado ao diretório de origem. Assim, será necessário realizar a alteração manualmente. As instruções detalhadas podem ser encontradas na atividade Projeto da aula anterior.

Abraços e até mais!